O lúdico no ensino de História nos anos iniciais: notas críticas entre duas prescrições curriculares brasileiras – as DCN’S (2013) e a BNCC (2017)
The ludic in teaching History in the Elementary School: critical notes between two brazilian curricular prescriptions – DCN’s (2013) and BNCC (2017)
Resumo
O artigo é uma reflexão teórica e documental sobre o lúdico em dois documentos curriculares oficiais brasileiros, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (DCN’s, 2013). A análise foi realizada a partir de algumas referências teóricas e temáticas acerca do lúdico e da ludicidade tendo como foco o ensino de História nos anos iniciais. Na comparação, observamos na BNCC (2017) o apagamento da centralidade do papel do(a) professor(a) na elaboração, criação, planejamento e reflexão das práticas pedagógicas e também um retraimento das associações do lúdico a enfoques epistemológicos da educação lúdica, principalmente os ligados a dimensões críticas, coletivas e mais amplas da vida social, pressupostos para uma formação cidadã, especialmente no ensino de História.
Palavras-chave: Ensino de História; Anos iniciais; Lúdico.
Abstract
The article is a theoretical and documentary reflection on ludic in two oficial Brazilian curricular documents, the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and the National Curricular Guidelines for Elementary Education (DCN’s, 2013). The analysis was carried out based on some theoretical and thematic references about ludic and ludic teaching, focusing on the History teaching in the Elementary School. In comparison, is observed in BNCC (2017) the erasure of the centrality of the role of the teacher in the elaboration, creation, planning and reflection of pedagogical practices, in addition to a withdrawal of the associations of ludic with epistemological scope of ludic teaching, mainly those that refer to critical, collective and broader dimensions of social life, premises of citizenship education, especially in teaching history.
Keywords: History teaching; Elementary School; Ludic.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 173
- pdf downloads: 157