O lúdico no ensino de História nos anos iniciais: notas críticas entre duas prescrições curriculares brasileiras – as DCN’S (2013) e a BNCC (2017)

The ludic in teaching History in the Elementary School: critical notes between two brazilian curricular prescriptions – DCN’s (2013) and BNCC (2017)

Autores

Resumo

O artigo é uma reflexão teórica e documental sobre o lúdico em dois documentos curriculares oficiais brasileiros, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (DCN’s, 2013). A análise foi realizada a partir de algumas referências teóricas e temáticas acerca do lúdico e da ludicidade tendo como foco o ensino de História nos anos iniciais. Na comparação, observamos na BNCC (2017) o apagamento da centralidade do papel do(a) professor(a) na elaboração, criação, planejamento e reflexão das práticas pedagógicas e também um retraimento das associações do lúdico a enfoques epistemológicos da educação lúdica, principalmente os ligados a dimensões críticas, coletivas e mais amplas da vida social, pressupostos para uma formação cidadã, especialmente no ensino de História.

Palavras-chave: Ensino de História; Anos iniciais; Lúdico.

 

Abstract

The article is a theoretical and documentary reflection on ludic in two oficial Brazilian curricular documents, the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and the National Curricular Guidelines for Elementary Education (DCN’s, 2013). The analysis was carried out based on some theoretical and thematic references about ludic and ludic teaching, focusing on the History teaching in the Elementary School. In comparison, is observed in BNCC (2017) the erasure of the centrality of the role of the teacher in the elaboration, creation, planning and reflection of pedagogical practices, in addition to a withdrawal of the associations of ludic with epistemological scope of ludic teaching, mainly those that refer to critical, collective and broader dimensions of social life, premises of citizenship education, especially in teaching history.

Keywords: History teaching; Elementary School; Ludic.

 

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Biografia do Autor

Rafael Ludwig, Unochapecó

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Graduado em Filosofia – Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Graduado em História pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Especialista (curso lato sensu) em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá-MT (FAFI) e MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante do Espírito Santo-ES (FAVENI). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa Recepção da/do pós-modernidade/pós-estruturalismo na educação brasileira e latino-americana.

E-mail: rafael.ludwig@unochapeco.edu.br     Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4290-1803

Diego Orgel Dal Bosco Almeida, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Professor permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas (CNPq) e integra o Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação (CNPq).

E-mail: diegodalbosco@unochapeco.edu.br          Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1242-2126

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Professor permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Berthier (IFIBE). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Palavração (CNPq).

E-mail: educador.ivo@unochapeco.edu.br          Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6293-8382

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Publicado

09/10/2023
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Como Citar

LUDWIG, R.; DAL BOSCO ALMEIDA, D. O.; DICKMANN, I. O lúdico no ensino de História nos anos iniciais: notas críticas entre duas prescrições curriculares brasileiras – as DCN’S (2013) e a BNCC (2017): The ludic in teaching History in the Elementary School: critical notes between two brazilian curricular prescriptions – DCN’s (2013) and BNCC (2017). Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4987. Acesso em: 3 jul. 2024.

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