Paulo Freire e a formação de educadores ambientais
Resumo
Resumo
O artigo visa a socializar Pesquisa-ação em escola municipal do ensino fundamental de Chapecó-SC, focando experiência formativa continuada de educadores ambientais com base na Filosofia Pedagógica Freiriana: concepções de ser humano, mundo e Educação crítica. Mediante a disciplina curricular Educação Financeira e Sustentabilidade, via o método Círculos de Cultura, a pesquisa ocorreu em cinco fases. A interpretação processual deu-se pela análise de conteúdo, apontando graduais mudanças pedagógicas, mas também necessidade de maior diálogo entre docentes, coordenação pedagógica e gestores, no planejamento quanto à Educação Ambiental; a mais, revisão do nome da disciplina Educação Financeira e Sustentabilidade; e continuidade do projeto de Educação Ambiental, a partir da Pesquisa-ação.
Palavras Chave:Educação Ambiental. Pesquisa-ação. Círculos de Cultura
Paulo Freire and environmental educators’ preparation
Abstract
An Action Research was done at a first-grade public school of Chapecó, Brazil, about an in-service environmental preparation of educators upon Paulo Freire’s Pedagogic Philosophy: conceptions of human being, world and critical Education. Through Freire’s method of Culture Circles, the research occurred in the discipline of Financial Education and Sustainability in the targeted school, comprising five phases. The processual interpretation, by means of content analysis, pointed out gradual pedagogic improves, but also the need of a greater dialogue among educators, coordinators and directors as to the planning of Environmental Education; further, name revision for the discipline Financial Education and Sustainability; and yet continuity of the Environmental Education project ensued by the Action Research.
Keywords: Environmental Education. Action Research. Culture Circles.
.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 866
- PDF downloads: 445