As bibliotecas escolares e o processo de ensino-aprendizagem: relevância e atualidade
School libraries and the teaching-learning process: relevance and actuality
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca das funções educacionais da biblioteca escolar e sua importância como instrumento de apoio pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem. Buscamos compreender a relação entre a biblioteca escolar e o processo de ensino-aprendizagem, tentando apreendê-los dentro do processo educacional. Tendo em vista que, para o indivíduo exercer plenamente sua condição de educando, é necessária a obtenção de informação e conhecimento tanto para seu desenvolvimento intelectual quanto para suas práticas do cotidiano, a fim de que possa interagir e tornar-se um agente de transformação enquanto indivíduo dotado de conhecimento. Discutimos também o aspecto de como a biblioteca escolar deve incorporar os avanços das tecnologias no contexto da sociedade da informação. A metodologia utilizada para a concepção do artigo é a pesquisa bibliográfica, foram empregadas as teorias de Garcia (1989), Kuethe (1993), Fairstein (2005) e outros, no relacionado ao ensino-aprendizagem; assim como Davies (1969), Castrillón (1983), Brito (2019), Fonseca (2007), Rodrigues (2020), Silva (1995), Santos (1973), Myrink (1992), Ferreira (1978), Barroso (1984), Kuhlthau (2006) e Japiassu (1982) sobre as bibliotecas escolares e seus vínculos com o ensino-aprendizagem e as tecnologias.
Palavras-chave: Biblioteca escolar; Educação; Processo de ensino-aprendizagem.
Abstract
The present work aims to reflect about the educational function of the school library and its importance as an instrument of pedagogical support for the teaching-learning process. We seek to understand the relationship between the school library and the teaching-learning process, trying to apprehend them within the educational process. Having in mind that, for the individual to fully exercise his condition as an educating student, it is necessary to obtain information and knowledge both for his intellectual development and for his daily practices, so that he can interact and become an agent of transformation as an individual endowed with knowledge. We also discuss the aspect of how the school library should incorporate the advances of technologies in the context of the information society. The methodology used is the bibliographic research, based on the theories of Garcia (1989), Kuethe (1993), Fairstein (2005) and others, in relation to teaching-learning; and Davies (1969), Castrillón (1983), Brito (2019), Fonseca (2007), Rodrigues (2020), Silva (1995), Santos (1973), Myrink (1992), Ferreira (1978), Barroso (1984), Kuhlthau (2006) and Japiassu (1982) on school libraries and their links with teaching-learning and technologies.
Keywords: School library; Education; Teaching-learning process.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 441
- pdf downloads: 287