Sistematização da pesquisa do tipo interventivo-formativa: primeiros apontamentos

Systematization of interventional-formative research: first discussions

Autores

Resumo

Com base no método materialista histórico dialético e nos pressupostos da teoria histórico-cultural, objetivamos empreender discussões iniciais para a sistematização da pesquisa do tipo interventivo-formativa, compreendendo a sua importância para as investigações realizadas, sobretudo, na área educacional. Cunhada no bojo das experiências investigativas efetivadas pelo Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc), em mais de uma década de produção de conhecimentos, esta tem por caráter a realização de atividades educacionais interventivas intencionalmente planejadas a fim de se aprofundar na compreensão e síntese das múltiplas determinações de um fenômeno, tendo como premissa teleológica a superação das amarras ideológicas alienadas e alienantes impostas pelo sistema de organização econômico e social capitalista.

Palavras-chave: Método Materialista Histórico e Dialético; Teoria Histórico-Cultural; Pesquisa Interventivo-Formativa.

 

Abstract

Based on the dialectical historical materialist method and the assumptions of historical-cultural theory, we aim to undertake initial discussions for the systematization of interventional-formative research, understanding its importance for investigations carried out in the educational area. Constructed from the investigative experiences carried out by the Group of Studies, Intervention and Research in School Education and Historical-cultural Theory (GEIPEEthc), in more than a decade of knowledge production, this research has the character of carrying out intentionally planned interventional educational activities in order to deepen the understanding and synthesis of the multiple determinations of a phenomenon, having as a teleological premise the overcoming of alienated and alienating ideological ties imposed by the system of economic and social capitalist organization.

Keywords: Historical and Dialectical Materialist Method; Historical-Cultural Theory; Intervention-Formative Research.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Lima Nunes, Faculdade de Presidente Prudente

Doutor e Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP – Presidente Prudente. Licenciado em Educação Física pela mesma instituição. Professor Colaborador no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá – Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV) e membro do Grupo de Estudos Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc).

E-mail: rlnunes2@uem.br              Orcid: 0000-0002-5784-0081

Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP/Presidente Prudente

 

Livre Docente em Educação e Desenvolvimento Humano, Doutor em Psicologia da Educação com pós-doutorado na Universith of Bath/Inglaterra. É docente/pesquisador do programa de pós-graduação em Educação e do Depto. de Ed. Física da Unesp - Pres. Prudente e coordenador do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc).

E-mail: tuim.viotto@unesp.br            Orcid: 0000-0001-5872-4341

Fabiane Rizo Salomão, Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP/Presidente Prudente

Mestra e doutoranda em Educação pela FCT/Unesp (2017), Psicóloga pela Universidade do Oeste Paulista - Unoeste (2001), Especialista em Educação Especial pela Univel (2010). Psicóloga da SEDUC de Presidente Prudente. Membro do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural (GEIPEEthc), da FCT/Unesp de Presidente Prudente.

E-mail: salomaopsico@yahoo.com.br                Orcid: 0000-0002-0906-6095

Downloads

Publicado

02/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 307
  • pdf downloads: 227

Como Citar

LIMA NUNES, R.; ALIPRANDO TUIM VIOTTO FILHO, I.; RIZO SALOMÃO, F. Sistematização da pesquisa do tipo interventivo-formativa: primeiros apontamentos: Systematization of interventional-formative research: first discussions . Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4921. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)