Percepções de alunas do ensino médio sobre o conteúdo esporte na educação física escolar: diálogos com a educação social

Perceptions of high school students on sport content in school physical education: dialogues with social education

Autores

Resumo

O estudo objetiva analisar as percepções de alunas do ensino médio sobre as experiências com o conteúdo esporte, especialmente, o futebol em aulas de Educação Física com base no referencial teórico da educação social. A pesquisa é quali-quantitativa e, o instrumento de coleta de dados é um questionário. As análises adentraram no quantitativo de respostas e utilizou o software IRAMUTEQ para as respostas abertas. Os resultados indicam indícios significativos de que a educação social está intrínseca no trabalho pedagógico dos professores e foi capaz de edificar bases de solidariedade e inclusão social entre as alunas, assim como o desenvolvimento de aspectos éticos e morais dentro e fora da escola mediante um conteúdo do currículo escolar. Consideramos que o trabalho pedagógico da Educação Física embasados na educação social aprimora a capacidade de inclusão na comunidade escolar.

Palavras-chave: Educação Social; Conteúdo; Educação Física Escolar.

 

Abstract

The study aims to analyze the perceptions of high school students about their experiences with sport content, especially football, in Physical Education classes based on the theoretical framework of social education. The research is quali-quantitative, and the data collection instrument is a questionnaire. The analyzes entered the quantitative of responses and used the IRAMUTEQ software for open responses. The results indicate significant evidence that social education is intrinsic in the pedagogical work of teachers and was able to build bases of solidarity and social inclusion among students, as well as the development of ethical and moral aspects inside and outside the school through a content of school curriculum. We believe that the pedagogical work of Physical Education based on social education improves the capacity for inclusion in the school community.

Keywords: Social Education; Content; School Physical Education.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvid Tenner de Rizzo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Educação Física e Pedagogia com Mestrado em Educação e Doutorado em Educação Física. É professor adjunto do Curso de Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) CPAN e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS/CPAN (Nível Mestrado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação de Educadores (GRIFE) com interesse em temas relacionados à Formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares; Educação Física, identidade e diversidade; Esporte e inclusão social.

E-mail: deyvidrizzo1@gmail.com  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9622-9816

Rogerio Zaim-de-Melo, Universidade Federal de Mato Grosso Sul (UFMS)

Licenciado em Educação Física pela UNESP, Rio Claro (1997), Mestre em Educação Física pela USP (2003) e Doutor em Ciências Humanas, Educação pela PUC-Rio (2017). É docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS) - Campus do Pantanal, desde agosto de 2010. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo, Educação Física e Esporte (CLUCIEFE). Coordena o Grupo de Atividades Circenses Los Pantaneiros. Concentra suas pesquisas nas relações entre o Circo e Educação Física, e a Cultura Lúdica e Educação Física.

E-mail: rogeriozmelo@gmail.com  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0365-6000

Carlo Henrique Golin, Universidade Federal de Mato Grosso Sul (UFMS)

Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2017); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005); Especialista em Educação Física Escolar (2000) e graduado em Educação Física (1999) pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul. Atualmente é Professor Adjunto do curso Educação Física (licenciatura) e do Programa de Pós-Graduação no Curso de Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços (MEF), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus do Pantanal (CPAN), em Corumbá/MS.

E-mail: carlo.golin@ufms.br  Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1858-6068

Downloads

Publicado

31/03/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 218
  • pdf downloads: 190

Como Citar

RIZZO, D. T. de; ZAIM-DE-MELO, R. .; GOLIN, C. H. . Percepções de alunas do ensino médio sobre o conteúdo esporte na educação física escolar: diálogos com a educação social: Perceptions of high school students on sport content in school physical education: dialogues with social education. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4753. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos