Discursos da violência escolar: reflexões a partir de enunciados materializados em documento da CEPAL

Discourses of school violence: reflections based on statements materialized in an ECLAC document

Autores

Resumo

Este artigo objetiva fazer uma análise de um documento da CEPAL sobre como a questão socioeconômica fundamenta o discurso da violência escolar na América Latina e Caribe. Através da abordagem teórico-metodológica bakhtiniana foi possível destacar certas nuances das vozes que dialogam em enunciados textuais carregados de sentidos implícitos sobre o tema da segregação habitacional, que tem reflexos diretos nas segregações escolares, com destaque para a divisão escola-pública/privada e as formas como seus estudantes são selecionados. A técnica analítica bakhtiniana proporcionou a emersão de posições ideológicas latentes dos interlocutores e o fator socioeconômico como embasamento material de um discurso fomentador de violência escolar ligado a estereótipos estigmatizantes indutores de exclusões e discriminações.

Palavras-chave: Violência Escolar; Educação; Segregação socioeconômica.

 

 

Abstract

This article aims to analyze an ECLAC document on how the socioeconomic issue underlies the discourse of school violence in Latin America and the Caribbean. Through Bakhtin's theoretical-methodological approach, it was possible to highlight certain nuances of the voices that dialogue in textual statements loaded with implicit meanings on the theme of housing segregation, which has direct consequences on school segregation, with emphasis on the public/private school division and the ways your students are selected. The Bakhtinian analytical technique provided the emergence of latent ideological positions of the interlocutors and the socioeconomic factor as the material basis of a discourse that fosters school violence linked to stigmatizing stereotypes that induce exclusion and discrimination.

Keywords: School Violence; Education; Socioeconomic segregation.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Francisco Corona, UFES

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professor do departamento de Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Sant0 – IFES campus Itapina.

E-mail: george.corona@ifes.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3506-4680

Cleonara Maria Schwartz, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo – NEPALES.

E-mail: cleonara.schwartz@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4411-2234 

Downloads

Publicado

29/05/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 73
  • pdf downloads: 76

Como Citar

CORONA, G. F.; SCHWARTZ, C. M. Discursos da violência escolar: reflexões a partir de enunciados materializados em documento da CEPAL : Discourses of school violence: reflections based on statements materialized in an ECLAC document. Revista Cocar, [S. l.], v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4709. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos