O que pensam as mães de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família? A escolarização em perspectiva

What do the mothers of beneficiaries students of the Bolsa Família Program think? Schooling in perspective

Autores

Resumo

O artigo se insere no conjunto de estudos que analisam as percepções sociais produzidas a respeito da transferência de renda condicionada promovida no Brasil por meio do Programa Bolsa Família (PBF) e objetiva analisar as concepções de mães beneficiárias sobre o PBF e a trajetória escolar de seus filhos. O foco incide nas percepções de 17 mães de estudantes beneficiários que, em 2019, cursavam o primeiro ano do Ensino Médio na cidade de Corumbá, no Estado de Mato Grosso do Sul. Os dados analisados procedem de entrevistas originalmente gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas integralmente para a realização de análise temática. As entrevistas oferecem elementos para uma reflexão sobre o papel das mulheres na economia doméstica e ressaltam o envolvimento das mães no processo de escolarização dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família.

Palavras-chave: Mães; Programa Bolsa Família; Escolarização.

 

Abstract

The article is part of the set of studies that analyze the social perceptions produced about the conditional cash transfer promoted in Brazil through the Bolsa Família Program (PBF) and aims to analyze the conceptions of beneficiary mothers about the PBF and the educational trajectory of their children. The focus is on the perceptions of 17 mothers of beneficiary students who, in 2019, were attending the first year of High School in the city of Corumbá, in the state of Mato Grosso do Sul. The data analyzed come from interviews originally recorded in audio and later transcribed in full for the thematic analysis. The interviews offer elements for a reflection on the role of women in the domestic economy and highlight the involvement of mothers in the schooling process of students benefiting from the Bolsa Família Program.

Keywords: Mothers; Bolsa Família Program; Schooling.

Biografia do Autor

Fabiano Quadros Rückert, UFMS

 

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutor em Patrimônio pela Universidade de Jaén (Espanha). É Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Pantanal, onde leciona no Curso de Licenciatura em História, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do qual, atualmente, é coordenador.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0887-5851    E-mail: fabianoqr@yahoo.com.br

 

Bárbara Amaral Martins, UFMS

Possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Botucatu, especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Sagrado Coração, mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e doutorado em Educação pela mesma universidade, com sanduíche na Universidade do Minho - Portugal. É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS/CPAN e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva - GEPEI (UFMS/CPAN).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4278-1661  E-mail: barbara.martins@ufms.br

 

Downloads

Publicado

01/12/2021