Práticas pedagógicas no ensino com mulheres privadas de liberdade e suas imbricações para o contexto de pandemia

Pedagogical practices in teaching women deprived of liberty and their implications in the context of a pandemic

Autores

Resumo

O contexto pandêmico do Covid-19 revolve todas as dimensões da vida humana com impactos desestabilizadores principalmente entre os segmentos que sofrem maiores índices de desigualdades sociais. A partir desse cenário o estudo aqui delineado tem como objetivo refletir sobre concepções e dinâmicas de práticas pedagógicas no ensino com mulheres privadas de liberdade imbricadas no contexto de pandemia. Dialoga com problemas sociopolíticos que o Covid-19 reverberou, seja de questões de classe, gênero e/ou raça e possibilita ponderações para práticas educativas acerca das dinâmicas e desafios de ensino-aprendizagem na cadeia feminina de Cajazeiras-PB. Este trabalho discorre ainda sobre o papel que a escola da cadeia desempenha na formação para a consciência de mulheres presas a partir de percepções de ser e estar no mundo. Analisa alguns dados disponíveis sobre a situação dos sujeitos privados de liberdade no Brasil no que se refere à intensificação da situação de isolamento social, número de infectados pelo Covid-19 e imunização.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Covid-19. Mulheres privadas de liberdade.

 

Abstract

 The context of the Covid-19 pandemic disturbs and shakes all dimensions of human life with destabilizing impacts, especially among the segments that suffer the highest levels of social inequalities. From this scenery, this article aims to reflect on the conceptions and dynamics of pedagogical practices in teaching women deprived of freedom in pandemic social conditions. The study dialogues with sociopolitical problems that Covid-19 intensified, including issues of class, gender and/or race, and allows considerations on educational practices generated from the dynamics and challenges of teaching-learning in the female prison of Cajazeiras, in the state of Paraíba, Brazil. This work also discusses the role that the prison school plays in education for the awareness of imprisoned women based on perceptions about their place in the world and analyzes some available data on the situation of individuals deprived of liberty in Brazil with regard to the intensification of situation of social isolation, number of infected by Covid-19 and immunization.

Keywords: Pedagogical practices. Covid-19. Women deprived of liberty

 

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Biografia do Autor

Miryan Aparecida Nascimento de Souza , UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Pedagoga – UFCG. Mestranda – UFPB. miryan.13@hotmail.com – Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5552-6101.

 

Wiama de Jesus Freitas Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Pedagogo. Mestre em Educação - UFPA. Doutor em Educação - UFSCar. Docente da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Formação de Professores da UFCG. Rua Teófanes Maria, 50 - Alto da Candelária - São Vicente RN. 59340-000. wiama.jesus@ufcg.edu.br - 83 99914-2019. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1787-3636.

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Publicado

25/06/2022
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Como Citar

NASCIMENTO DE SOUZA, M. A.; DE JESUS FREITAS LOPES , W. . Práticas pedagógicas no ensino com mulheres privadas de liberdade e suas imbricações para o contexto de pandemia: Pedagogical practices in teaching women deprived of liberty and their implications in the context of a pandemic. Revista Cocar, [S. l.], n. 12, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4607. Acesso em: 7 dez. 2024.