O direito de brincar das crianças na educação infantil no contexto da pandemia de Covid-19

El derecho a jugar con los niños en la educación de la primera infancia en el contexto de la pandemia de Covid-19

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Resumo

Resumo

O direito ao brincar é garantido às crianças no Brasil. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é refletir sobre o direito ao brincar, na Educação Infantil, diante da pandemia de COVID-19. Destarte, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e qualitativa que tem como problema questionar em que medida o profissional da Educação Infantil precisa compreender esse direito diante da atual pandemia. A hipótese é que o brincar, atualmente, pode ter sido ou está sendo mitigado. Os resultados apontam ser urgente investir em processos formativos que suscitem nos profissionais da educação infantil o reconhecimento desse direito para (re)afirmá-lo, mesmo mitigado à prova de pandemia, e a criação de novas formas de organização dos ambientes onde crianças poderão explorar possibilidades de adaptação e transformação do brincar no movimento contínuo e interativo das culturas infantis.

Palavras-chave: Direito ao Brincar; Educação Infantil; Pandemia.

 

Resumen

El derecho al juego está garantizado a los niños en Brasil. En este sentido, el objetivo de esta investigación es reflexionar sobre el derecho a jugar en la Educación Infantil, ante la pandemia de COVID-19. Así, se trata de una investigación bibliográfica, documental y cualitativa que tiene el problema de cuestionar hasta qué punto el profesional de la educación infantil necesita entender este derecho ante la actual pandemia. La hipótesis es que el juego hoy en día puede haber sido o está siendo mitigado. Los resultados indican que es urgente invertir en procesos formativos que renuncien en los profesionales de la educación infantil al reconocimiento de este derecho a (re)afirmarlo, incluso mitigado a la prueba de la pandemia, y la creación de nuevas formas de organización de entornos donde los niños puedan explorar posibilidades de adaptación y transformación del juego en el movimiento continuo e interactivo de las culturas infantiles.

Palabras clave: Derecho a jugar; Educación de la Primera Infancia; Pandemia.

 

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Biografia do Autor

Karla Pereira Aprigio Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Mestra em Educação e Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Universidade de Pernambuco – UPE. Docente da Faculdade de Belo Jardim – FBJ/PE. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares – GPIEDUC/FUNDAJ/CNPq. E-mail: karlinhaconsc@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000
-0001-7641-366X
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Douglas Vasconcelos Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Associação de Ensino Superior Santa Terezinha - AESST/PE.

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Pós-graduado em Ciência Criminal pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas. Docente da Associação de Ensino Superior Santa Terezinha – AESST/PE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares – GPIEDUC/FUNDAJ/CNPq. Avaliador Ad-Hoc em revistas científicas e projetos. E-mail: professor.douglasvasconcelos@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1182-529X.

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Publicado

01/12/2021
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Como Citar

PEREIRA APRIGIO SILVA, K. .; BARBOSA, D. V. O direito de brincar das crianças na educação infantil no contexto da pandemia de Covid-19: El derecho a jugar con los niños en la educación de la primera infancia en el contexto de la pandemia de Covid-19. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4567. Acesso em: 6 dez. 2024.