Revisão sistemática sobre currículo e formação inicial de professores em Educação Física

Systematic review of curriculum and initial teacher education in Physical Education

Autores

  • Adriano Barros Carneiro INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
  • Isabel Carvalho Viana Universidade do Minho
  • Francisco de Assis Francelino Alves Instituto Federal do Ceará

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apresentar o estado da arte sobre os estudos em torno do currículo e formação inicial de professores em Educação Física no Brasil, no período de 2007 a 2017, a partir de cinco periódicos nacionais, com vistas à caracterização da produção do conhecimento neste âmbito. Para tanto, utilizamos como recurso a revisão sistemática para mapear a produção mais relevante sobre o tema. A amostra final foi composta por 09 artigos originais que foram sintetizados e, posteriormente, classificados em três categorias (Alterações Curriculares, Formação Profissional e Projeto Pedagógico). Para o tratamento dos dados, utilizamos a análise descritiva e análise de conteúdo. A partir de então, organizamos sinteticamente os dados de acordo com autor, ano, título, local de publicação, metodologia, instrumentos, amostra, objetivos e principais resultados, os quais foram sumarizados em quadros.

Palavras-chave: Currículo; Educação Física; Formação de Professores.

 

Abstract

This research was developed with the objective of presenting the state of the art on studies around the curriculum and initial training of teachers in Physical Education in Brazil, in the period from 2007 to 2017, from five national journals, with a view to characterizing knowledge production in this area. For that, we use as a resource the systematic review to map the most relevant production on the topic. The final sample consisted of 09 original articles that were synthesized and later classified into three categories (Curricular Changes, Professional Training and Pedagogical Project). For data treatment, we use descriptive analysis and content analysis. From then on, we synthetically organized the data according to author, year, title, place of publication, methodology, instruments, sample, objectives and main results, which were summarized in tables.

Keywords: Curriculum; Physical Education; Teacher training.

 

 

Biografia do Autor

Adriano Barros Carneiro, INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

Doutor em Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Professor do Instituto Federal do Ceará. E-mail: adriano.carneiro@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5216-585X

Isabel Carvalho Viana, Universidade do Minho

Professora Auxiliar do Instituto de Educação da UMinho. Doutora em Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular. É membro integrada do CIEC, integra equipes de investigação de universidades estrangeiras, participa em projetos internacionais e nacionais e é membro do IBE, UNESCO’s specialist body for curriculum, GCN. Tem publicações nas áreas em que investiga e leciona. E-mail: icviana1@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6088-8396

Francisco de Assis Francelino Alves, Instituto Federal do Ceará

Pós-Doutor em Educação pela Universidad Nacional Tres de Febrero Buenos Aires, Argentina. Doutor e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza. Professor aposentado da Universidade Estadual do Ceará. Professor do Instituto Federal do Ceará. E-mail: Francisco.francelino@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8078-2609

 

Downloads

Publicado

01/12/2021