Percepções docentes sobre o currículo de um Curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Ceará

Teacher´s Perceptions on the Curriculum of a Physical Education Degree Course at the Federal Institute of Ceará

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva compreender as percepções de professores formadores acerca do currículo de um curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal do Ceará. Por meio de um estudo de caso, alicerçado numa lógica qualitativa, entrevistou-se quatro professores formadores e utilizou-se a técnica da análise de conteúdo para categorizar, descrever e interpretar cada depoimento. Inferiu-se que há um desentendimento entre formação ampliada e atuação ampliada, todavia observou-se uma forte relação entre teoria e prática, sendo as práticas como componentes curriculares a grande fortaleza desse novo currículo.

Palavras-chave: Currículo; Educação Física; Licenciatura.

 

Abstract

This article aims to understand the perceptions of teacher educators about the curriculum of a Physical Education Degree course at the Federal Institute of Ceará. Through a case study, based on a qualitative logic, four teachers were interviewed and the technique of content analysis was used to categorize, describe and interpret each testimony. It was inferred that there is a misunderstanding between expanded training and expanded performance, however there was a strong relationship between theory and practice, with practices as curricular components the great strength of this new curriculum.

Keywords: Curriculum; Physical Education; Graduation.

 

 

 

Biografia do Autor

Adriano Barros Carneiro, INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

Doutor em Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Professor do Instituto Federal do Ceará. E-mail: adriano.carneiro@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5216-585X

Isabel Carvalho Viana, Universidade do Minho

Professora Auxiliar do Instituto de Educação da UMinho. Doutora em Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular. É membro integrada do CIEC, integra equipes de investigação de universidades estrangeiras, participa em projetos internacionais e nacionais e é membro do IBE, UNESCO’s specialist body for curriculum, GCN. Tem publicações nas áreas em que investiga e leciona. E-mail: icviana1@gmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6088-8396

Francisco de Assis Francelino Alves, Instituto Federal do Ceará

Pós-Doutor em Educação pela Universidad Nacional Tres de Febrero Buenos Aires, Argentina. Doutor e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza. Professor aposentado da Universidade Estadual do Ceará. Professor do Instituto Federal do Ceará. E-mail: francisco.francelino@ifce.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8078-2609

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos