A sociedade de dominação masculina e os professores homens na educação infantil
The male domination society and male teachers in children's education
Resumo
Este texto objetiva refletir sobre os problemas que a sociedade de dominação masculina causa aos homens que atuam como professores na educação infantil. Recorremos à teoria de Bourdieu (2002), Ramos (2011), Ramos e Xavier (2012) para compreender o ser homem e professor fora dos parâmetros hegemônicos, articulando com dois estudos de caso em que professores homens foram acusados de abuso sexual: Lucas no filme “A caça” e um auxiliar de professor em uma escola privada na região sudeste. Homens ocupam apenas 1,9% dos cargos de docência na educação infantil do Brasil e, os que nesta condição estão, são socialmente considerados como “fora do lugar”. Para mudar este cenário além de um massivo trabalho de conscientização junto à comunidade escolar, é preciso empenho rumo à ordem social de respeito aos direitos humanos.
Palavras-chave: Dominação Masculina; Professores Homens; Educação Infantil.
Abstract
This text aims to reflect on the problems that the male-dominated society causes to men who act as teachers in early childhood education. We used the theory of Bourdieu (2002), Ramos (2011), Ramos and Xavier (2012) to understand being a man and a teacher outside the hegemonic parameters, articulating with two case studies in which male teachers were accused of sexual abuse: Lucas in the movie “The Hunt” and a teacher assistant at a private school in the southeast. Men occupy only 1.9% of teaching positions in early childhood education in Brazil and those who are in this condition are socially considered "out of place". In order to change this scenario, in addition to a massive work of raising awareness among the school community, efforts must be made towards the social order of respect for human rights.
Keywords: Male domination; Male teachers; Early children´s education.
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