Entre discursos e representações sobre a criança em sala de apoio à aprendizagem

Between discourses and representations about the child in a learning support room

Autores

  • Clécia Lino da Silva clecia_lino@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Daniela Barros da Silva Freire Andrade freire.d02@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-7861-3814

Resumo

Como um estudo de caso único em representações sociais, este trabalho objetivou identificar e analisar os conteúdos representacionais de profissionais da educação básica sobre crianças que frequentam a sala de apoio à aprendizagem. Participaram desta pesquisa, cinco professores e uma coordenadora pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Básica da cidade de Cuiabá-MT. Para tanto, foi utilizada a entrevista individual semiestruturada, desenvolvida de modo online por aplicativo de videoconferência. Os resultados anunciam o potencial identitário da sala de apoio, sendo que as crianças são representadas por meio de significações ligadas ao atraso, ao não saber, ao processo lento, a preguiça e a má criação. Considera-se haver um processo de culpabilização à estrutura familiar, à criança e à figura docente pela não adaptação da criança aos métodos de ensino e aprendizagem da instituição escolar.

Palavras-chave: Educação; Representações Sociais; Sala de apoio à aprendizagem.

 

Abstract

As a unique case study in social representations, this work aimed to identify and analyze the representational contents of basic education professionals about children who attend the learning support room. Five teachers and a pedagogical coordinator from a Municipal School of Basic Education in the city of Cuiabá-MT participated in this research. For this purpose, a semi-structured individual interview was used, developed online through a videoconferencing application. The results announce the identity potential of the support room, and the children are represented through social images linked to delay, not knowing, the slow process, laziness and bad creation. It is considered that there is a process of blaming the family structure, the child and the teacher for not adapting the child to the teaching and learning methods of the school institution.

Keywords: Education; Social Representations; Learning support room.

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Biografia do Autor

Clécia Lino da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. É membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/UFMT). Email: clecia_lino@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7268-9711

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso

Psicóloga, Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN/UFMT). Email: freire.d02@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7861-3814

 

 

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Publicado

07/09/2022
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Como Citar

LINO DA SILVA, C.; BARROS DA SILVA FREIRE ANDRADE, D. Entre discursos e representações sobre a criança em sala de apoio à aprendizagem: Between discourses and representations about the child in a learning support room. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5516. Acesso em: 26 abr. 2024.

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