Ser comunidade escolar na educação infantil: desafios para consolidação da gestão democrática

Ser comunidad escolar en educación infantil: desafíos para consolidar la gestión democrática

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva compreender como a comunidade escolar percebe as interações estabelecidas entre famílias, profissionais e crianças frente ao desafio de se consolidar a gestão democrática na educação infantil. O enfoque teórico foi o da gestão democrática na perspectiva emancipatória (PUIG, 2000; PARO, 2008; GADOTTI, 2014). A pesquisa de campo ocorreu em duas instituições de educação infantil de Betim-MG. Para a coleta de dados, utilizou-se de entrevistas e grupos de discussão, contando com a colaboração de 24 sujeitos. Como resultados destaca-se que democratizar a gestão da educação infantil exige o fortalecimento das relações entre crianças, profissionais e famílias, tendo como centro da práxis educativa o reconhecimento das crianças enquanto sujeitos de direitos e da infância enquanto tempo plural e a ser vivido com curiosidade. 

Palavras-chave: Educação Infantil; Comunidade escolar; Gestão Democrática. 

 

Resumen

Este artículo tiene como objetivo comprender cómo la comunidad escolar percibe las interacciones que se establecen entre familias, profesionales y niños frente al desafío de consolidar la gestión democrática en la educación infantil. El foco teórico fue la gestión democrática desde una perspectiva emancipadora (PUIG, 2000; PARO, 2008; GADOTTI, 2014). La investigación de campo se llevó a cabo en dos instituciones de educación infantil en Betim-MG. Para la recolección de datos se utilizaron entrevistas y grupos de discusión, con la colaboración de 24 sujetos. Como resultado, se destaca que democratizar la gestión de la educación inicial requiere fortalecer las relaciones entre los niños, los profesionales y las familias, teniendo como centro de la praxis educativa el reconocimiento de los niños como sujetos de derechos y la infancia como un tiempo plural y para ser vivido con curiosidad.

Palabras clave: Educación Infantil; Comunidad escolar; Gestión democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otavio Henrique Ferreira da Silva, UFMG

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais, no Departamento de Educação e Ciências Humanas e no mestrado em Segurança Pública e Cidadania (PPGSPCid). Graduado em Pedagogia (UNIUBE), doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: hotaferreira@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2754-4783

Ademilson de Sousa Soares, UFMG

Professor Adjunto IV da Faculdade de Educação da UFMG e Professor do Programa de Pós-Graduação na mesma instituição. Graduado em Filosofia pela PUC Minas com Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. E-mail: pacosoares65@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4056-1203

Downloads

Publicado

08/10/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 106
  • pdf downloads: 49

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, O. H.; DE SOUSA SOARES, A. Ser comunidade escolar na educação infantil: desafios para consolidação da gestão democrática : Ser comunidad escolar en educación infantil: desafíos para consolidar la gestión democrática. Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6678. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)