Memórias, saberes e imaginários: os enfrentamentos de universitários quilombolas nos currículos acadêmicos e processos avaliativos

Memorias, saberes y imaginarios : los enfrentamientos de universitarios quilombolas en los currículos académicos y los procesos de evaluación

Autores

Resumo

Esta pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão de curso – TCC, que traz reflexões sobre o paradigma universitário diante da diversidade cultural da Amazônia Paraense, assim, a partir das vivências de discentes quilombolas, encontramos problematizações para tal paradigma. Como objetivo buscou-se identificar quais análises dos ou das discentes quilombolas sobre os currículos acadêmicos de seus cursos e de seus processos avaliativos. Como metodologia adotou-se a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, enfoque crítico dialético com realização de entrevistas semi-estruturadas. Visto isto, compreendemos a universidade como um espaço de conflito para os/as discentes quilombolas, seja no acesso como na permanência, pois os racismos presentes nos currículos, processos avaliativos e nas políticas públicas institucionais seguem legitimando a exclusão social e também na universidade.

Palavras-chave: Currículo e avaliação; Quilombolas; Universidade.

 

 

Resumen

Esta investigación es el resultado de un trabajo de conclusión de curso - TCC, que trae reflexiones sobre la universidad y su paradigma ante la diversidad cultural de la región amazónica de Pará, así, com las experiencias de estudiantes quilombolas encontramos problematizaciones para este paradigma. El objetivo fue identificar qué análisis de los estudiantes o de las estudiantes quilombolas sobre los currículos académicos de sus cursos y sus procesos de evaluación. La metodología fue la investigación de campo y cualitativo, enfoque crítico dialéctico con entrevistas semiestructuradas. Así, entendemos la universidad como un espacio de conflicto para los estudiantes quilombolas, sea en su acceso como la permanencia, ya que los racismos presentes en los currículos, los procesos de evaluación y las políticas públicas institucionales legitiman la exclusión social y también en la universidad.

Palabras Clave: Currículo y evaluación; Quilombolas; Universidad.

Biografia do Autor

Ana Kely Martins da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Especialização em Metodologia da Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG); Mestrado em Ciências da Educação Docência Universitária - IPLAC/ UEPA; Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ); Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de Flores (Buenos Aires); Professora efetiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e na FACI/DEVRY.

E-mail: anakely2@yahoo.com.br

Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0002-2893-9138

Ingrid Rodrigues da Rosa Cruz, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA); Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus I Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), em Belém-PA. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e da Rede de Pesquisas sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA).

E-mail: ingridcruz.r2@gmail.com.

Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0003-1924-8260.

 

 

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Publicado

30/07/2021

Edição

Seção

Artigos