Sequência Didática no Ensino de Química: um estudo de situação-problema sobre contaminação da água

Didactic sequence in teaching chemistry: a study of problem situation on water contamination

Autores

Resumo

O foco deste estudo é elaborar e implementar uma Sequência Didática (SD) acerca da temática de contaminação da água e, a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, promover o conhecimento científico, com a implementação atividades ao longo da SD, contemplando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Inicialmente, foi apresentado aos estudantes do 1° ano do Ensino Médio uma situação problema, para que eles pudessem construir suas respostas e apresentar possíveis soluções. A construção das respostas ocorreu em dois momentos: levantamento de conhecimentos empíricos dos grupos e uma reconstrução da solução à situação proposta após estudos, pesquisas e intervenções. A coleta e análises dos dados ocorreu por meio das respostas à situação-problema. Os resultados obtidos indicam que a SD propiciou desenvolver conteúdos além dos conceituais da química, pois, também, contemplou os procedimentais e atitudinais, sensibilizando os educandos quanto às questões ambientais, sociais, políticas e econômicas, promovendo a inserção do conhecimento científicos.

Palavras-chave: Contaminação da água; Ensino de química; Sequência didática.

 

Abstract

 The focus of this study is to develop and implement a Didactic Sequence on the theme of water contamination and, based on the students' previous knowledge, to promote scientific knowledge, with the implementation of activities throughout the Didactic Sequence, contemplating the conceptual, procedural contents and attitudinal. Initially, students in the 1° year of high school were presented with a problem situation, so that they could build their answers and present possible solutions. The construction of the answers occurred in two moments: with a survey of the groups' empirical knowledge and a reconstruction of the solution to the proposed situation after studies, research and interventions. The collection and analysis of the data occurred through the students' responses to the problem situation. The results obtained indicate that Didactic Sequence provided the opportunity to develop content beyond the conceptual of chemistry, it also contemplated the procedural and attitudinal, sensitizing students on environmental, social, political and economic issues, promoting the insertion of scientific knowledge.

Keywords: Didactic sequence; Chemistry teaching; Water contamination.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Zavaglia Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Nanociências pela Universidade Franciscana (UFN), Especialista em Educação Ambiental (UFSM) e Licenciado em Química pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Tem experiência em  metodologias ativas no Ensino de Química/Ciências da Natureza e TIC como ferramentas de apoio ao ensino. Atualmente é Técnico em Laboratório de Química  da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7866-112X   E-mail: franciscoquimica12@gmail.com

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em Ciências Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, mestra em Educação em Ciências, licenciada em Ciências Biológicas e bacharel em Ciências Biológicas-UFSM. Tem experiência na área de formação de professores, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Educação a Distância (EaD), Ensino de Ciências/Biologia/Ciências da Natureza e interdisciplinaridade. Técnica em biologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5338-8534   E-mail: keicibio@gmail.com

Uíliam Teixeira Terra, Universidade de Caxias do Sul

Especialização em andamento em Práticas Educativas em Bibliotecas Escolares na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bibliotecário de um colégio privado. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia e em Iniciação Científica.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8029-1220   E-mail: uiliamterra@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

27/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 427
  • pdf downloads: 387

Como Citar

ZAVAGLIA MARQUES, J. F.; CANABARRO DREHMER-MARQUES, K. .; TEIXEIRA TERRA, U. . Sequência Didática no Ensino de Química: um estudo de situação-problema sobre contaminação da água: Didactic sequence in teaching chemistry: a study of problem situation on water contamination. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4251. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)