Sequência Didática no Ensino de Química: um estudo de situação-problema sobre contaminação da água
Didactic sequence in teaching chemistry: a study of problem situation on water contamination
Resumo
O foco deste estudo é elaborar e implementar uma Sequência Didática (SD) acerca da temática de contaminação da água e, a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, promover o conhecimento científico, com a implementação atividades ao longo da SD, contemplando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Inicialmente, foi apresentado aos estudantes do 1° ano do Ensino Médio uma situação problema, para que eles pudessem construir suas respostas e apresentar possíveis soluções. A construção das respostas ocorreu em dois momentos: levantamento de conhecimentos empíricos dos grupos e uma reconstrução da solução à situação proposta após estudos, pesquisas e intervenções. A coleta e análises dos dados ocorreu por meio das respostas à situação-problema. Os resultados obtidos indicam que a SD propiciou desenvolver conteúdos além dos conceituais da química, pois, também, contemplou os procedimentais e atitudinais, sensibilizando os educandos quanto às questões ambientais, sociais, políticas e econômicas, promovendo a inserção do conhecimento científicos.
Palavras-chave: Contaminação da água; Ensino de química; Sequência didática.
Abstract
The focus of this study is to develop and implement a Didactic Sequence on the theme of water contamination and, based on the students' previous knowledge, to promote scientific knowledge, with the implementation of activities throughout the Didactic Sequence, contemplating the conceptual, procedural contents and attitudinal. Initially, students in the 1° year of high school were presented with a problem situation, so that they could build their answers and present possible solutions. The construction of the answers occurred in two moments: with a survey of the groups' empirical knowledge and a reconstruction of the solution to the proposed situation after studies, research and interventions. The collection and analysis of the data occurred through the students' responses to the problem situation. The results obtained indicate that Didactic Sequence provided the opportunity to develop content beyond the conceptual of chemistry, it also contemplated the procedural and attitudinal, sensitizing students on environmental, social, political and economic issues, promoting the insertion of scientific knowledge.
Keywords: Didactic sequence; Chemistry teaching; Water contamination.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 441
- pdf downloads: 404