O Carimbó como uma performance educativa no corpo a partir do espetáculo “dançares Amazônicos”

Carimbó as an educational performance in the body from the show “dançares Amazônicos”

Autores

Resumo

No presente estudo procurou-se analisar a relação entre a performance e a educação do corpo no contexto de uma manifestação popular, no estado do Pará. O objetivo é refletir sobre o corpo em seus aspectos culturais e simbólicos fundamentado no desenvolvimento da dança do Carimbó. Para tanto, realizou-se uma investigação com base nos pressupostos metodológicos das ciências filosóficas e sociais, combinando-se a análise de um espetáculo com obras de pesquisadores servindo como fonte de informações. Concluindo-se que no contexto artístico e estético, é proporcionado diferentes olhares da realidade sociocultural que cerca os indivíduos; e das multiplicidades de símbolos que permeiam essas culturas.

Palavras-Chave: Dança; Corpo; Educação

 

Abstract

The present study sought to analyze the relationship between performance and body education in the context of a popular demonstration in the state of Pará. The objective is to analyze the development of the Carimbó dance in its cultural dissemination process from the perspective of reflect on the body in its cultural and symbolic aspects. To this end, an investigation was carried out based on the methodological assumptions of social and philosophical sciences, combining the analysis of a show with works by researchers serving as a source of information. In conclusion, in the artistic and aesthetic context, different views of the socio-cultural reality surrounding individuals are provided; and the multiplicity of symbols that permeate these cultures.

Keywords: Dance; Body; Education

 

 

Biografia do Autor

Carlos Cristiano E. Guzzo Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2013), especialista em musculação terapêutica para grupos especiais (CESUPA), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020). Atualmente, é professor no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Tem experiência na área da Educação Física, atuando principalmente com os seguintes temas: dança, ginástica, consciência corporal.

E-mail: guzzojuniorpp@hotmail.com     Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0457-9956

Rosie Marie Nascimento de Medeiros

 

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002); Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2008). Atualmente é Professora do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É diretora artística do Grupo Parafolcórico da UFRN.

E-mail: marie.medeiros@gmail.com    Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3984-0720

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos