O lugar da perspectiva humanista na geografia escolar: uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
The place of the humanist perspective in school geography: an analysis of the National Curriculum Parameters (PCNs)
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o sentido de lugar na prática da Geografia Escolar, tendo como objeto de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), especificamente o de Geografia, 3º ciclo (5º e 6º ano) do ensino fundamental 2. No que diz respeito à metodologia, foram utilizadas como técnicas de pesquisa a bibliográfica e documental. O trabalho direciona o olhar ao lugar da perspectiva humanista na Geografia escolar, apresentado como uma das principais categorias para se trabalhar e refletir a realidade, o cotidiano do aluno, que é colocado como responsável pela construção do seu lugar, não de forma objetiva, mas subjetiva, através dos seus valores afetivos e do seu imaginário.
Palavras-chave: Lugar; Geografia Humanista; Parâmetros Curriculares Nacionais.
Abstract
This Research had as mainobjective to analyze the sense of place in the practice of School Geography, having as object of analysis the National Curriculum Parameters (PCNs), specifically the one of Geography, 3rd cycle (5th and 6th year) of elementary school 2. Regarding the methodology, bibliographic and documentary research techniques were used. The work directs the look to the place of the humanist perspective in school Geography, presented as one of the main categories to work and reflect the reality, the student's daily life that is placed as responsible for the construction of his place, not objectively, but subjective , through their affective values and their imaginary.
Keywords: Place; Humanist Geography; National Curriculum Parameters.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 172
- pdf downloads: 259