O lugar da perspectiva humanista na geografia escolar: uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)

The place of the humanist perspective in school geography: an analysis of the National Curriculum Parameters (PCNs)

Autores

  • Thalyta de Cássia da Silva Feitosa Musskoff thalyta.feitosa@hotmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
  • Deyse Almeida dos Reis deysereis.reis@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o sentido de lugar na prática da Geografia Escolar, tendo como objeto de análise os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), especificamente o de Geografia, 3º ciclo (5º e 6º ano) do ensino fundamental 2. No que diz respeito à metodologia, foram utilizadas como técnicas de pesquisa a bibliográfica e documental. O trabalho direciona o olhar ao lugar da perspectiva humanista na Geografia escolar, apresentado como uma das principais categorias para se trabalhar e refletir a realidade, o cotidiano do aluno, que é colocado como responsável pela construção do seu lugar, não de forma objetiva, mas subjetiva, através dos seus valores afetivos e do seu imaginário.

Palavras-chave: Lugar; Geografia Humanista; Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

Abstract

 

This Research had as mainobjective to analyze the sense of place in the practice of School Geography, having as object of analysis the National Curriculum Parameters (PCNs), specifically the one of Geography, 3rd cycle (5th and 6th year) of elementary school 2. Regarding the methodology, bibliographic and documentary research techniques were used. The work directs the look to the place of the humanist perspective in school Geography, presented as one of the main categories to work and reflect the reality, the student's daily life that is placed as responsible for the construction of his place, not objectively, but subjective , through their affective values and their imaginary.

Keywords: Place; Humanist Geography; National Curriculum Parameters.             

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalyta de Cássia da Silva Feitosa Musskoff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutoranda pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (IFMG). Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora (temporária) do ensino básico da rede pública do Distrito Federal - SEEDF, Brasil. E-mail: thalyta.feitosa@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6874-5004

Deyse Almeida dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG

Pesquisadora graduada em Gestão da Qualidade e Ciências Biológicas, mestra e doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente leciona em cursos técnicos e em programas de pós-graduação. Suas pesquisas são voltadas a temáticas da Ciência Cidadã  e de educação ambiental.  Email: deysereis.reis@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6627-1247

 

Downloads

Publicado

27/07/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 171
  • pdf downloads: 249

Como Citar

DE CÁSSIA DA SILVA FEITOSA MUSSKOFF, T.; ALMEIDA DOS REIS, D. O lugar da perspectiva humanista na geografia escolar: uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): The place of the humanist perspective in school geography: an analysis of the National Curriculum Parameters (PCNs). Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3773. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos