Por uma reflexão sobre a relação professor-aluno-professor no Ensino Superior. Um estudo no contexto do Bacharelado em Ciências Contábeis/PB

For a reflection on the teacher-student-teacher relationship in Higher Education A study in the context of the Bachelor degree in Accounting Sciences-PB

Autores

Resumo

Neste trabalho, analisamos a percepção dos alunos provenientes do curso de Ciências Contábeis/UFPB quanto à relação professor-aluno-professor. A amostra de tipo não probabilística por conveniência contou com 128 sujeitos, com coleta de dados através de questionário online (abril-junho/2018). Os dados evidenciam esta relação como positiva por pelo menos 1/3 dos alunos, mas apontam como negativo o baixo uso de metodologias mais ativas e participativas. Assim, a percepção dos alunos pode estar sendo influenciada diretamente pela variável “metodologia” e seus reflexos no processo ensino-aprendizagem emergem como a fragilidade mais evidente que pode levar à depreciação dessa relação. Apesar da extensa literatura existente sobre o tema da relação professor-aluno, o principal contributo deste trabalho é a sensibilização quanto a este tema e os aspectos correlatos apontados no contexto descrito.

Palavras-chave: Relação professor-aluno-professor; Ensino Superior; Ensino e Aprendizagem

 

 

Abstract

In this work, we analyze the perception of students from Accounting/UFPB regarding the teacher-student-teacher relationship. The sample of convenience and non-probabilistic type had 128 subjects, with data collection through an online survey (April-June/2018). The data show this relationship as positive by at least 1/3 of the students, but point out as negative the low use of more active and participatory methodologies. Thus, the perception of students may be directly influenced by the variable "methodology" and their reflexes in the teaching-learning process emerge as the most evident fragility that can lead to the depreciation of this relationship. Despite the extensive literature on the subject of teacher-student relationship, the main contribution of this work is the awareness of this subject and the related aspects pointed out in the context described.

 

Palavras-chave: Teacher-student-teacher relationship; Higher education; Teaching and learning

Biografia do Autor

José Jassuipe da Silva Morais, Universidade Federal da Paraíba

José Jassuipe da Silva Morais

Doutor em Educação - UFPB (2011), Pós-Doutoramento em Ciências da Educação - Universidade de Coimbra (2016), Mestrado em Contabilidade - Fundação Visconde de Cairu (2004), Especialista em Pedagogia - Centro Universitário de João Pessoa (1999) e Graduação em Ciências Contábeis - Centro Universitário de João Pessoa (1992). Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV) da UFPB.

Email: jassuipe@hotmail.com

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-6523-142X

Nadja Gomes de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Ciências Contábeis, UFPB Mamanguape - Litoral Norte. Aluna/Monitora - Bolsista no Projeto de Ensino "Melhoria Contínua no Aprendizado da Contabilidade" e Projeto de Extensão “Cidadão no Controle: Acesso à Informação e Transparência da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal da microrregião do Litoral Norte” (2018).
Email: nadjagbrytto@gmail.com

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0481-7635

Rooney Figueiredo Pinto, Universidade de Coimbra

Doutorando em Estudos Contemporâneos - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra. Mestre em Marketing e Comunicação - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital e Escola Superior de Educação de Coimbra. Mestre em História da Arte, Património e Turismo Cultural - FLUC.

Email: rooneypinto@uc.pt

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2787-5689

Downloads

Publicado

01/08/2021

Edição

Seção

Artigos