Educação do campo como dimensão da luta pela terra

Countryside education as a dimension of the struggle for land

Autores

Resumo

Este texto busca analisar as interconexões entre educação do campo e luta pela terra em um assentamento da reforma agrária. Baseia-se em uma pesquisa de perspectiva de crítica e em uma metodologia qualitativa, tendo como instrumentos a análise do Projeto Político Pedagógico e entrevista com educadores e pais de uma escola estadual, no Assentamento Roseli Nunes, no interior de Mato Grosso. Para essa escola, vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a luta pela terra é o eixo central da lógica pensada para o projeto de sociedade diferenciado que se anuncia, perpassando pelo direito a uma formação humana e emancipadora, que articule ciência, cultura, tecnologia e trabalho, atenta à realidade dos sujeitos do campo. Efetivar esse projeto educativo é um desafio cotidiano, colocado na esteira dos desafios que os trabalhadores rurais enfrentam para manterem-se no campo.

Palavras-chave: Educação do campo; Terra; MST.

 

 

Abstract

This text seeks to analyze the interconnections between countryside education  and the struggle for land in a settlement of agrarian reform. It is based on a research from a critical perspective and a qualitative methodology, having as instruments the analysis of the Political Pedagogical Project and interview with educators and parents of a state school, in the Roseli Nunes Settlement, in the interior of Mato Grosso. For this school, linked to the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), the struggle for land is the central axis of the logic designed for the project of a differentiated society that is announced, pervading the right to a human and emancipatory formation, which articulates science, culture, technology and work, attentive to the reality of the subjects of the field. Implementing this educational project is a daily challenge, placed in the wake of the challenges that rural workers face to stay in the field.

Keywords: Countryside education; Land; MST

 

Biografia do Autor

Ilma Ferreira Machado, Unemat

Doutora em educação pela Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso - PGEdu-Unemat. Ilma.ferreiramachado@gmail.com (http://orcid.org/0000-0001-5253-7684).

 

Rafael de Oliveira Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Professor da Unemat e da rede estadual de ensino de MT. rafaelcosta_oliveira15@hotmail.com (http://orcid.org/0000-0002-7986-5095)

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Publicado

01/12/2021