Evidências do movimento da matemática moderna no ensino primário no munícipio de Aiquara-BA (1965-1980)
Resumo
Evidences of modern mathematics movement on Aiquara-BA primary education (1965-1980)
Resumo
Este artigo tenciona discutir algumas evidências relativas à influência do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no ensino primário no Munícipio de Aiquara, no Estado da Bahia. Investigar em que medida e sob quais condições tal movimento influenciou o ensino básico em cidades do interior brasileiro constitui um tema atual e importante para a historiografia da Educação Matemática. Visando contribuir para este debate, imbuído de responder a questão-problema: como se disseminou os saberes relacionados ao movimento da matemática moderna em cidades pequenas do interior da Bahia, o presente trabalho buscou explorar, da perspectiva da História Cultura, um conjunto de fontes bibliográficas (livros didáticos) utilizadas nas escolas do referido município entre os anos de 1965 e 1980. Valendo-se dos aportes teóricos oferecidos pelos trabalhos de D. Julia sobre a cultura escolar e de A. Chervel sobre o papel das vulgatas para a história das disciplinas escolares, foi possível evidenciar aspectos da influência do MMM no ensino primário aiquarense e o potencial que os manuais e livros didáticos encontrados oferecem para a compreensão da cultura escolar da região no período estudado.
Palavras-Chave: História da Educação Matemática; Movimento da Matemática Moderna; Livros didáticos.
Abstract
This paper we intend to discuss some evidence concerning the influence of the Modern Mathematics Movement (MMM) on primary education in Aiquara, a small city in the state of Bahia. Investigating to what extent and under what conditions this movement influenced basic education in Brazil is an important subject for the historiography of Mathematical Education. Aiming to contribute to this debate we address the following question: how was the reception of the MMM ideals on primary education of Aiquara between 1965 and 1980? In order to investigate this issue we considered a set of bibliographic sources (didactic books) used in the schools. Taking advantage of the theoretical contributions offered by the Cultural History perspective we explore the works of D. Julia on school culture and A. Chervel on the role of vulgates in the history of school subjects. It was possible to highlight aspects of the influence of MMM in Aiquara schools and the potential that the manuals and textbooks offer to approach the pedagogical culture in the region and period studied.
Keywords: History of Mathematics Education; Modern Mathematics Movement; Didactic books.
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