Evidências do movimento da matemática moderna no ensino primário no munícipio de Aiquara-BA (1965-1980)

Autores

  • Zenildo Santos z.santos@ufabc.edu.br
  • Lucio Campos Costa lucio.costa@ufabc.edu.br
  • Claudinei de Camargo Sant’Ana claudinei@ccsantana.com

Resumo

Evidences of modern mathematics movement on Aiquara-BA primary education (1965-1980)

Resumo

Este artigo tenciona discutir algumas evidências relativas à influência do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no ensino primário no Munícipio de Aiquara, no Estado da Bahia. Investigar em que medida e sob quais condições tal movimento influenciou o ensino básico em cidades do interior brasileiro constitui um tema atual e importante para a historiografia da Educação Matemática. Visando contribuir para este debate, imbuído de responder a questão-problema: como se disseminou os saberes relacionados ao movimento da matemática moderna em cidades pequenas do interior da Bahia, o presente trabalho buscou explorar, da perspectiva da História Cultura, um conjunto de fontes bibliográficas (livros didáticos) utilizadas nas escolas do referido município entre os anos de 1965 e 1980. Valendo-se dos aportes teóricos oferecidos pelos trabalhos de D. Julia sobre a cultura escolar e de A. Chervel sobre o papel das vulgatas para a história das disciplinas escolares, foi possível evidenciar aspectos da influência do MMM no ensino primário aiquarense e o potencial que os manuais e livros didáticos encontrados oferecem para a compreensão da cultura escolar da região no período estudado.

Palavras-Chave: História da Educação Matemática; Movimento da Matemática Moderna; Livros didáticos.

 

Abstract 

This paper we intend to discuss some evidence concerning the influence of the Modern Mathematics Movement (MMM) on primary education in Aiquara, a small city in the state of Bahia. Investigating to what extent and under what conditions this movement influenced basic education in Brazil is an important subject for the historiography of Mathematical Education. Aiming to contribute to this debate we address the following question: how was the reception of the MMM ideals on primary education of Aiquara between 1965 and 1980? In order to investigate this issue we considered a set of bibliographic sources (didactic books) used in the schools. Taking advantage of the theoretical contributions offered by the Cultural History perspective we explore the works of D. Julia on school culture and A. Chervel on the role of vulgates in the history of school subjects. It was possible to highlight aspects of the influence of MMM in Aiquara schools and the potential that the manuals and textbooks offer to approach  the pedagogical culture in the region and period studied.

Keywords: History of Mathematics Education; Modern Mathematics Movement; Didactic books.

 

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Biografia do Autor

Zenildo Santos

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC) Santo André-SP. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste do Bahia (UESB). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), E-mail: z.santos@ufabc.edu.br.

Orcid. http://orcid.org/0000-0003-3659-7550.

Lucio Campos Costa

Doutor em Física/Matemática, professor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC) Santo André-SP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Histórias das Ciências e Interface com a Educação (UFABC). E-mail: lucio.costa@ufabc.edu.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6174-9742

Claudinei de Camargo Sant’Ana

Doutor em Educação, professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista BA, Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), contato: claudinei@ccsantana.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1429-4559

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Publicado

30/04/2020
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Como Citar

SANTOS, Z.; COSTA, L. C.; SANT’ANA, C. de C. Evidências do movimento da matemática moderna no ensino primário no munícipio de Aiquara-BA (1965-1980). Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 241–256, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3365. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos