Saúde do Professor: análise de conteúdo de artigos científicos

Autores

  • Andrea Lobato Couto coachingeducativo2017@gmail.com
  • Maély Ferreira Holanda Ramos maelyramos@hotmail.com
  • Luciana Amaral Garcia luje2504@gmail.com

Resumo

Teacher Health: content analysis of scientific articles

Resumo

Este estudo objetivou analisar artigos que investigaram as principais categorias relacionadas ao tema adoecimento docente. Tem como foco avaliar as publicações que utilizaram como referencial a Teoria Social Cognitiva (TSC), bem como artigos que não utilizaram a teoria para realizar análise comparativa. Após buscas feitas através de uma revisão sistemática da literatura, obteve-se um total de 45 objetos. Os objetivos e resultados das fontes foram categorizados com a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2001), para tanto utilizou-se outputs quantitativos e qualitativos. Os resultados indicaram que nos estudos dos dois agrupamentos a Saúde Docente ganhou destaque, ora associada à Qualidade de Vida e Síndrome do Burnout, e também com Satisfação no Trabalho e Autoeficácia. Concluiu-se que o adoecimento docente não pode ser analisado isoladamente, pois a literatura apresentou relação das categorias Adoecimento e Saúde Docente com outras variáveis próprias do contexto escolar.

Palavras-Chave: Adoecimento. Docente. Análise de Conteúdo.

 

Abstract

This study aimed to analyze articles that investigated the main categories related to the subject of teacher illness, with or without the use of the Cognitive Social Theory. To do so, after a search by means of a systematic review of the literature, a total of 45 articles. The objectives and results of the articles were categorized using the Bardin Content Analysis technique (2001). The results indicated that in the studies of the two groups the Teaching Health gained prominence, sometimes associated Quality of Life and Burnout Syndrome, and also with Satisfaction in Work and Self-efficacy. It was concluded that the teaching sickness can not be analyzed in isolation, since the literature presented a relationship between the Teaching Adoeness and Teaching Health categories with other variables found in the survey.

Keywords: Teacher. Illness. Content analysis


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Lobato Couto

Graduada em História (UFPA). Graduada em Pedagogia (FAED). Especialista em Gestão de Sistemas Educacionais (PUC_MG). Mestre Em Educação (PPGED/UFPA).

E-mail:  coachingeducativo2017@gmail.com

Orcid:  http://orcid.org/0000-0003-2590-8608

Maély Ferreira Holanda Ramos

 Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Psicologia (UFPA). Professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPA). Vice- coordenadora do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública (PPGSP - UFPA). Vice-diretora da Faculdade de Educação (UFPA). Realizou pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - Psicologia (UFPA). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA - 2010). E-mail: maelyramos@hotmail.com

Orcid:http://orcid.org/0000-0001-6150-6345

 

Luciana Amaral Garcia

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará - UEPA/2013; Possui Especialização em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Evangélica do Meio Norte do Maranhão - FAEME-MA/2014; Cursa Mestrado Acadêmico na linha Formação de Professores, Teorias e Práticas Docentes na Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua - SEMED/Ananindeua".

E-mail: luje2504@gmail.com

Orcid: HTTP://orcid.org/0000-0001-9095-7276

Downloads

Publicado

28/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 768
  • PDF downloads: 534

Como Citar

COUTO, A. L.; RAMOS, M. F. H.; GARCIA, L. A. Saúde do Professor: análise de conteúdo de artigos científicos. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 685–707, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2863. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)