A robótica sustentável na educação: sucata e materiais elétricos como suporte para a formação do docente atual

Autores

  • Luciano Frontino de Medeiros luciano.me@uninter.com
  • Luana Priscila Wunsch lpriscila@gmail.com
  • João Batista Bottentuit Junior joaobbj@gmail.com

Resumo

The sustainable robotics in education: scrap and electrical materials as support for the current teacher training

Resumo

A robótica sustentável diferencia-se da robótica tradicional pela sua ideia central, que corresponde à bricolagem de materiais de sucata, recicláveis ou reutilizáveis, visando ao seu uso pedagógico em um aspecto mais acessível. Considera plataformas abertas e a diminuição de custos, ampliando o acesso às tecnologias necessárias na iniciação à robótica por parte dos professores. O artigo apresentado tem por objetivo principal apresentar a concepção de um curso de formação pelo qual foi possível disseminar o conhecimento da construção de protótipos de robôs, num processo de complexidade crescente, considerando elementos simples como inserção de motores movidos à pilha até plataformas robustas, tais como a Arduino. Explora-se, assim, uma série de elementos comuns e a apresentação de uma experiência em uma escola estadual de ensino fundamental e médio de Curitiba, Paraná, Brasil.

Palavras-chave: Robótica Sustentável; formação de professores; educação tecnológica.

Abstract

Sustainable robotics differs from traditional robotics with the central idea of the bricolage of scrap materials, recyclable or reusable, aiming at its pedagogical use in a more accessible aspect, considering open platforms and reducing costs, increasing access to the necessary technologies in the initiation to robotics by the teachers. The main objective of this article is to present the design of a training course through which it was possible to disseminate the knowledge of the construction of robot prototypes in a process of increasing complexity, considering simple elements such as insertion of motors moved to the stack to robust platforms such as Arduino. Thus, a series of common elements and the presentation of an experience in a state school of basic education in Curitiba-Paraná-Brazil are explored.

Keywords: Sustainable robotics; teacher training; technological education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Frontino de Medeiros

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER e líder do Grupo de Pesquisa de Simuladores Computacionais e Robótica Educacional. Email: luciano.me@uninter.com Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5947-9322

Luana Priscila Wunsch

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER e coordena o projeto de pesquisa “Formação do docente no contexto da sua prática: integração significativa das tecnologias”. Email: lpriscila@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9105-9520

João Batista Bottentuit Junior

Doutor em Ciências da Educação com área de especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (2011), Mestre em Educação Multimídia pela Universidade do Porto (2007). É Professor Permanente dos Programas de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Mestrado Acadêmico - Atual Coordenador Gestão 2018-2020) e Gestão de Ensino da Educação Básica (Mestrado Profissional). Email: joaobbj@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4432-0271

 

Downloads

Publicado

28/04/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1719
  • PDF downloads: 1257

Como Citar

MEDEIROS, L. F. de; WUNSCH, L. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. A robótica sustentável na educação: sucata e materiais elétricos como suporte para a formação do docente atual. Revista Cocar, [S. l.], n. 5, p. 197–213, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2355. Acesso em: 21 nov. 2024.