Reflexões sobre formação de professores e relações étnico-raciais: um olhar em perspectiva sobre as produções do GT 21/ANPED

Autores

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho wilmacoelho@yahoo.com.br
  • Nicelma Josenila Costa de Brito nicelmacbrito@gmail.com

Resumo

Resumo

Este artigo aborda o tema formação de professores e relações étnico-raciais, por meio dos trabalhos vinculados à temática, produzidos no âmbito do Grupo de Trabalho Educação e Relações Étnico-Raciais – GT 21, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), durante o período de 2003 a 2013 – que demarca dez anos de vigência da Lei N. 10.639/2003 (BRASIL, 2003). Objetivando situar aspectos presentes na literatura especializada, estruturantes na produção de sentidos que circulam no debate sobre a temática, nos pautamos na compreensão de que, os tensionamentos mobilizados na legitimação deste campo de discussão, em face da promulgação da Lei N. 10.639/2003, apresentam em sua conformação pautas que emergem de demandas historicamente silenciadas. Os investimentos na localização dos trabalhos e identificação de suas/seus autoras/es, possibilitaram uma percepção preliminar das mobilizações acionadas pelas/os pesquisadoras/es, para incorporação da temática formação de professores e relações étnico-raciais nos debates engendrados no âmbito do GT 21/ANPED.

Palavras-chave: Formação de professores. Relações étnico-raciais. Produção

Reflections on teacher training and ethnic-racial relations: a perspective look at the productions of wg 21 / ANPED (2003-2013)

Abstract

This article deals with the theme of teacher training and ethnic-racial relations, through the work related to the theme, produced in the framework of the Working Group on Education and Ethnic-Racial Relations - GT 21, the National Association for Graduate Studies and Research in Education (ANPED), during the period from 2003 to 2013 - which marks ten years of Law N. 10.639 / 2003 (BRAZIL, 2003). Aiming at situating aspects present in the specialized literature, structuring in the production of meanings that circulate in the debate about the thematic, we are guided by the understanding that the tensions mobilized in the legitimation of this field of discussion, in view of the enactment of Law N. 10.639 / 2003, present in their conformation guidelines that emerge from historically silenced demands. Investments in the location of the work and identification of its authors enabled a preliminary perception of the mobilizations triggered by the researchers to incorporate the theme teacher training and ethnic-racial relations in the debates generated in the scope of WG 21 / ANPED.

Keywords: Teacher training. Ethnic-racial relations. Production

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do NEAB Gera UFPA - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. Bolsista de Produtividade do CNPq.

E-mail: wilmacoelho@yahoo.com.br

 

Nicelma Josenila Costa de Brito

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora do NEAB Gera UFPA - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. E-mail: nicelmacbrito@gmail.com

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 452
  • PDF downloads: 299

Como Citar

COELHO, W. de N. B.; BRITO, N. J. C. de. Reflexões sobre formação de professores e relações étnico-raciais: um olhar em perspectiva sobre as produções do GT 21/ANPED. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 458–482, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2169. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)