Do gênero textual dissertação escolar ao ensaio escolar: uma nota sobre essa transformação

Autores

  • Ricardo Santos David ricardosdavid@hotmail.com
    Florida FCU-EUA
  • Renato Santos David renatosdavid@hotmail.com
    USP

Resumo

Resumo

Neste artigo, procuramos compor um quadro elucidativo das noções e justificativas que subjazem à histórica mudança de terminologia referente ao texto escrito opinativo produzido por aluno, a partir de um tema proposto pelo professor, no contexto do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; antes, rotulado de dissertação; agora, denominado ensaio escolar. Procedemos a incursões à literatura de teorias de estudo da linguagem e do texto e comparamos dois paradigmas distintos: um mais antigo, de inspiração estruturalista, praticado por uma didática escolar de escrita com enfoque alicerçado no conceito de tipologia textual clássica, que usou o termo gênero textual dissertação escolar; outro mais recente, com aportes da Teoria dos Gêneros Textuais, implementado por uma didática escolar de escrita.

Palavras-chave: Teorias do texto. Tipologia textual. Dissertação. Gênero textual.

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From the textual genre dissertation to the school essay: a note about this transformation

Abstract

In this article, we intend to compose an explanatory framework of notions and justifications that underlie historical change of terminology referring to written argumentative texts produced by students, based on a theme proposed by the teacher in Elementary and High School. Before, it was identified as dissertation, now, it is called school essay. We made incursions in theories that study language and text. We compared two distinct paradigms: an older one, structuralist-inspired, which is practiced by teachers whose focus is on the classical textual typology, which used the term dissertation; and a more recent one, grounded on the Theory of Textual Genres, implemented by teachers whose focus is centered on the concept of genre, employing the label school essay.

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Keywords: Theories of text. Textual typology. Dissertation. Textual genre.

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Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Florida FCU-EUA

É licenciado Letras, pela Universidade Paulista - UNIP - São José dos Campos - SP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Formação de Professores e Novas tecnologias. Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores e Psicologia Educacional nos Estados Unidos - FCU - Florida Christian University / EUA. Mestrado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias - Uniatlántico - Espanha. Doutorado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias pela mesma insti­tuição. Professor, Pesquisador e Coordenador do Centro de Estudos da Língua(gem) em língua materna e línguas estrangeiras. Desenvol­ve material didático para os cursos de Mestrado em Comunicação, Educação: Formação e Professores, Linguística e Linguística Apli­cada (língua inglesa e língua espanhola). É coordenador dos Cur­sos de especialização presenciais e a distância pela Uniatlántico - América Latina e Espanha. Seus interesses recaem sobre o ensino de línguas, inclusão social, formação docente, português para fins específicos, formação do indivíduo, prática pedagógica, desigualdade social, luta de classes, políticas públicas, inclusão social, multiletramentos e injustiça so­cial. Atualmente trabalha entre Espanha, América Latina e parte dos EUA. Como formador de professores, coordenadores, direto­res em instituições de ensino, públicas e privadas. Desenvolvendo treinamento para professores como utilizar a Novas Tecnologias em sala de aula em diferentes disciplinas do componente escolar. E-mail: ricardosdavid@hotmail.com

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Renato Santos David, USP

Cursa Bacharelado e licenciatura em Letras (língua materna / língua estrangeira)" e" Linguística: ênfase Semiótica, pela USP - Universidade de São Paulo. E-mail: renatosdavid@hotmail.com

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Publicado

16/09/2017
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Como Citar

DAVID, R. S.; DAVID, R. S. Do gênero textual dissertação escolar ao ensaio escolar: uma nota sobre essa transformação. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 472–490, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1303. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos