Sensibilidade versus acessibilidade: o debate em foco
Resumo
Resumo
O artigo "Sensibilidade versus acessibilidade: o debate em foco" apresenta uma discussão teórica acerca da importância da acessibilidade literária para pessoas com deficiência visual na perspectiva de uma educação do sensível. Na construção da escrita foi utilizada uma parte da pesquisa de mestrado intitulada "Lamparina para cegos: literatura acessível na Amazônia", da qual participaram 10 pessoas com deficiência visual, sendo 07 com cegueira e 03 com baixa visão, com faixa etária variando entre 10 e 50 anos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa em uma perspectiva etnossociológica e utilizou os métodos "Narrativas de vida" e "Estética da Recepção" da obra literária "A história das crianças que plantaram um rio", de Daniel da Rocha Leite, em formato de livro falado. Os resultados revelaram uma carência de obras literárias acessíveis, bem como de recursos didáticos e pedagógicos adaptados que viabilizem a formação cultural, escolar e acadêmica de pessoas com deficiência visual na Amazônia paraense.
Palavras-chave: Sensibilidade. Deficiência visual. Acessibilidade.
"
Sensitivity versus accessibility: the debate in focus
"
Abstract
This article presents a theoretical discussion about the importance of literary accessibility for people with visual impairment in the perspective of an education of the sensitive. In the construction of the writing was used a part of the master's research entitled "Lamparina para cegos: literatura acessível na Amazônia", in which ten individuals with visual impairment participated, being seven with blindness and three with low vision, with age range varying between 10 and 50 years. The research adopted a qualitative approach in an ethno-sociological perspective and used the methods "Narratives of life" and "Reception Aesthetics" of the literary work "A história das crianças que plantaram um rio", by Daniel da Rocha Leite, in an audiobook format. The results revealed a lack of accessible literary works, as well as adapted didactic and pedagogical resources that enabled the cultural, and academic formation of visually impaired people in the Amazon region of Para.Keywords: Sensitivity. Visual impairment. Accessibility.""
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 442
- PDF downloads: 160