Sobre o uso da história da matemática no ensino de equações algébricas

Autores

  • João Cláudio Brandemberg brand@ufpa.br
    Universidade Federal do Pará

Resumo

Neste artigo, cogitamos a inclusão da História da Matemática como componente metodológica para o ensino das equações algébricas, partindo da utilização de problemas de cunho histórico como uma possibilidade em sala de aula. Buscamos, em nossa abordagem, características que permitam, ao aluno, melhor compreensão dos conceitos envolvidos e dos processos de ligação entre o conhecimento atual e o antigo, uma vez que a resolução de equações será tratada a partir de exemplos particulares, que permitam essa ligação. Com isso, objetivamos possibilidades de uma aprendizagem efetiva e da relevância do papel da história no ensino de Matemática.

Palavras chave: Equações algébricas. História da Matemática. Ensino de Matemática.

On the use of the history of mathematics in the teaching of algebraic equations

In this paper, we consider the inclusion of History of Mathematics as a methodological component for the teaching of algebraic equations from the use of historical problems as a possibility in classroom. We seek, in our approach, characteristics that allow the student to understand better the concepts involved and the processes of connection between both current and old knowledge, since the resolution of equations will be treated from particular examples, which allow this connection. With this, we aim at possibilities of an effective learning and the relevance of the role of history in the teaching of Mathematics.

Keywords: Algebraic equations. History of Mathematics. Mathematics Teaching.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/07/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 263
  • PDF downloads: 293

Como Citar

BRANDEMBERG, J. C. Sobre o uso da história da matemática no ensino de equações algébricas. Revista Cocar, [S. l.], n. 3, p. 167–186, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1168. Acesso em: 25 abr. 2024.