A felicidade em Aristóteles e a constituição do homem virtuoso na pólis grega
Happiness in Aristotle and the Formation of the Virtuous Man in the Greek Polis
Palavras-chave:
Felicidade, Ética, PolíticaResumo
Fundamentado principalmente nas obras Ética a Nicômaco e Política, este texto tem o objetivo de discutir o conceito de felicidade (eudaimonia) em Aristóteles, apresentando a indissociabilidade entre a ética e a política no movimento de formação do homem virtuoso na pólis grega. De acordo com o filósofo, o que há de específico no homem é o seu modo de ser e de viver, exclusiva de um ente que é dotado de razão. Essa é a essência humana: um ser que pode viver, sentir, avaliar, discernir, escolher e agir em um contexto de convívio e comunhão com outros seres humanos e se relacionar de forma respeitosa e responsável com os demais seres da natureza. Esse é o caminhar do homem rumo à sua condição excelente e, nesse caminhar, consiste a felicidade. A ética e a política são justamente essa possibilidade de realização da excelência (areté) como fim (télos) último do homem.
Palavras-chave: Felicidade; Ética; Política.
Abstract
Grounded primarily in Aristotle’s Nicomachean Ethics and Politics, this text examines the concept of happiness (eudaimonia) by emphasizing the inseparable relationship between ethics and politics in the formation of the virtuous human being within the Greek polis. For Aristotle, what is distinctive of the human being lies in a particular mode of being and living, unique to a rational creature. This constitutes the essence of humanity: a being capable of living, feeling, evaluating, discerning, choosing, and acting within a context of coexistence and communion with others, while engaging respectfully and responsibly with all forms of life in nature. Such a trajectory marks the human pursuit of excellence, in which happiness is realized. Ethics and politics therefore provide the conditions for the attainment of excellence (areté) as the ultimate télos of human life.
Keywords: Happiness; Ethics; Politics.
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Referências
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