Imagem e Educação: a Arte como potencialidade de emancipação
Image and education: art as a potential for emancipation
Palavras-chave:
Arte, Imagem, FormaçãoResumo
O presente estudo, de cunho teórico, objetiva refletir sobre a arte no geral e a imagem em particular, abordando-as como potencialidades de emancipação. Para pensar nessa questão, busca-se compreender a imagem em sentido amplo, para além das narrativas. A partir da pesquisa bibliográfica em diversos autores, dentre eles Vernant (2009), Coêlho (2009, 2012), Rancière (2002, 2012, 2021), Haroche (2013), Didi-Huberman (2015), propõe-se pensar o tema em questão. Trata-se de uma reflexão que se amplia para o campo da educação em busca da compreensão da importância da análise da imagem, como arte, como potencialidade de emancipação, mas também como reflexão sobre o modo como esse direito de se emancipar pode, muitas vezes, encontrar barreiras no que se refere ao direito privado do uso da imagem.
Palavras-chave: Arte; Imagem; Formação.
Abstract
This theoretical study aims to reflect on art in general and the image in particular, addressing them as potentialities for emancipation. Then, to consider this issue, it seeks to understand the image in a broad sense, beyond narratives. For that, this study is based on bibliographic research in various authors, including Vernant (2009), Coelho (2009, 2012), Rancière (2002, 2012, 2021), Haroche (2013), and Didi-Huberman (2015), it proposes to consider the theme in question. This reflection extends to the field of education, seeking to understand the importance of analyzing the image as art, as a potential for emancipation, but also as a reflection about this right to emancipation can often encounter barriers regarding the private right to use one's image.
Keywords: Art; Image; Education; Training.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes,
2007.
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
COÊLHO, Ildeu Moreira (org.). Educação, cultura e formação: o olhar da filosofia.
Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2009.
COÊLHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP:
Mercado de Letras, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org.).
Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 205-226.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FERNANDES, Marcos Aurélio. Técnica, pensamento paidéia: uma meditação
cairológica. In: COÊLHO, Ildeu Moreira; FURTADO, Rita Márcia Magalhães.
Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.
p. 47-86.
Revista Cocar V.00. N.00/ano p. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar
FURTADO, Rita Márcia Magalhães. Comi o Abaporu com os olhos: um mergulho
antropofágico nas cores de Tarsila. In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana
Esmeralda. Museu, educação e cultura: Encontros de crianças e professores com a
arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. p. 169-174.
HAROCHE, Claudine. A invisibilidade proibida. In: AUBERT, Nicole; HAROCHE,
Claudine. Tiranias da Visibilidade: o visível e o invisível nas sociedades
contemporâneas. Tradução: Francisco Fátima da Silva, Andrea Stahel. São Paulo:
Fap-Unifesp, 2013. p. 85-110.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Tradução: Lílian do Valle. Belo Horizonte:
Autêntica, 2002.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução: Ivone C. Benedetti. São
Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O trabalho com as imagens. Tradução: Ângela Cristina
Marques. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2021.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro:
Contraponto, 2012.
VERNANT, Jean-Pierre. Da presentificação do invisível à imitação da aparência. In:
______. VERNANT, Jean-Pierre. Entre mito e política. 2. ed. São Paulo: Editora da
Universidade de São Paulo, 2009. p. 169-174.




















