Imagem e Educação: a Arte como potencialidade de emancipação

Image and education: art as a potential for emancipation

Autores

Palavras-chave:

Arte, Imagem, Formação

Resumo

O presente estudo, de cunho teórico, objetiva refletir sobre a arte no geral e a imagem em particular, abordando-as como potencialidades de emancipação. Para pensar nessa questão, busca-se compreender a imagem em sentido amplo, para além das narrativas. A partir da pesquisa bibliográfica em diversos autores, dentre eles Vernant (2009), Coêlho (2009, 2012), Rancière (2002, 2012, 2021), Haroche (2013), Didi-Huberman (2015), propõe-se pensar o tema em questão. Trata-se de uma reflexão que se amplia para o campo da educação em busca da compreensão da importância da análise da imagem, como arte, como potencialidade de emancipação, mas também como reflexão sobre o modo como esse direito de se emancipar pode, muitas vezes, encontrar barreiras no que se refere ao direito privado do uso da imagem.

Palavras-chave: Arte; Imagem;  Formação.

 

Abstract

This theoretical study aims to reflect on art in general and the image in particular, addressing them as potentialities for emancipation. Then, to consider this issue, it seeks to understand the image in a broad sense, beyond narratives. For that, this study is based on bibliographic research in various authors, including Vernant (2009), Coelho (2009, 2012), Rancière (2002, 2012, 2021), Haroche (2013), and Didi-Huberman (2015), it proposes to consider the theme in question. This reflection extends to the field of education, seeking to understand the importance of analyzing the image as art, as a potential for emancipation, but also as a reflection about this right to emancipation can often encounter barriers regarding the private right to use one's image.

Keywords: Art; Image; Education; Training.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique da Costa Morais, Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG/Inhumas)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG/Inhumas).

E-mail: paulohenriquemorais98@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8382-670

 

 

Rita Márcia Magalhães Furtado, Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG)

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG), vinculada à Linha de Pesquisa Cultura e Fundamentos da Educação.

E-mail: rmmfurtado@ufg.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9981-6998

Simone de Magalhães Vieira Barcelos, Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG/Inhumas)

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG/Inhumas), vinculada à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Formação.

E-mail: simone.barcelos@ueg.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6763-621X

Gabriella Eduarda Costa Campos, Universidade Estadual de Goiás (PPGE/UEG/Inhumas)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG/Inhumas), vinculada à Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Formação.
E-mail: gabriella@aluno.ueg.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3762-1225

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes,

2007.

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. Rio

de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

COÊLHO, Ildeu Moreira (org.). Educação, cultura e formação: o olhar da filosofia.

Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2009.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP:

Mercado de Letras, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org.).

Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. p. 205-226.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

FERNANDES, Marcos Aurélio. Técnica, pensamento paidéia: uma meditação

cairológica. In: COÊLHO, Ildeu Moreira; FURTADO, Rita Márcia Magalhães.

Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.

p. 47-86.

Revista Cocar V.00. N.00/ano p. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar

FURTADO, Rita Márcia Magalhães. Comi o Abaporu com os olhos: um mergulho

antropofágico nas cores de Tarsila. In: LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana

Esmeralda. Museu, educação e cultura: Encontros de crianças e professores com a

arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. p. 169-174.

HAROCHE, Claudine. A invisibilidade proibida. In: AUBERT, Nicole; HAROCHE,

Claudine. Tiranias da Visibilidade: o visível e o invisível nas sociedades

contemporâneas. Tradução: Francisco Fátima da Silva, Andrea Stahel. São Paulo:

Fap-Unifesp, 2013. p. 85-110.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Tradução: Lílian do Valle. Belo Horizonte:

Autêntica, 2002.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução: Ivone C. Benedetti. São

Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. O trabalho com as imagens. Tradução: Ângela Cristina

Marques. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2021.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro:

Contraponto, 2012.

VERNANT, Jean-Pierre. Da presentificação do invisível à imitação da aparência. In:

______. VERNANT, Jean-Pierre. Entre mito e política. 2. ed. São Paulo: Editora da

Universidade de São Paulo, 2009. p. 169-174.

Downloads

Publicado

12/12/2025

Como Citar

COSTA MORAIS, P. H. da; MAGALHÃES FURTADO, R. M.; MAGALHÃES VIEIRA BARCELOS, S. de; CAMPOS, G. E. C. Imagem e Educação: a Arte como potencialidade de emancipação: Image and education: art as a potential for emancipation. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11194. Acesso em: 14 dez. 2025.