Filosofia Panecástica e Paulo Freire: a emancipação como princípio do projeto de formação humana
Panecastic Philosophy and Paulo Freire: emancipation as the principle of the human formation project
Palavras-chave:
Filosofia Panecástica, Formação humana;, Emancipação intelectual.Resumo
O artigo apresenta a definição da Filosofia Panecástica de Jacotot (1770-1840) e a circulação de seu projeto de emancipação intelectual em fontes brasileiras do século XIX. A vinculação de sua experiência no campo da instrução a um projeto de formação humana, pautado pela máxima “Tudo está em tudo” (Jacotot, 1829), remete-nos à filosofia freiriana quanto a uma horizontalidade nas relações entre professor e aluno, sem uma hierarquização do saber e do embrutecimento. Para fundamentar a discussão, dialogamos com autores como Jacotot (1829), Rancière (2015), Albuquerque (2023), Freire (1974), Kohan (2019), e fontes documentais como o periódico A Sciencia (1848). As aproximações entre os autores, dadas as diferenças entre seus contextos históricos, de temporalidade, vida e produção acadêmica, são engendradas neste artigo a partir da premissa da emancipação intelectual na formação humana.
Palavras-chave: Filosofia Panecástica; Formação humana; Emancipação intelectual.
Abstract
The article aims to present the definition of Jacotot's Panecastic Philosophy (1770-1840), as well as the circulation of his intellectual emancipation project in Brazilian sources from the 19th century. The connection of his experience in the field of education to a project of human formation, guided by the maxim "Everything is in everything" (Jacotot, 1829), refers us to Freirean philosophy (Kohan, 2019) concerning the horizontality in the relationships between teacher and student, contrary to a hierarchy of knowledge and brutality, in the words of Rancière (2015). To support the discussion, we engage with authors such as Jacotot (1829), Rancière (2015), Albuquerque (2023), Freire (1974), Kohan (2019), and documentary sources like the journal A Sciencia (1848). The connections between the authors, given the differences in their historical contexts, temporality, life, and academic production, are woven in this article based on the premise of intellectual emancipation in human formation.
Keywords: Panechastic Philosophy. Human formation. Intellectual emancipation.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Suzana Lopes de. Métodos de ensino de leitura no Império
brasileiro: António Feliciano de Castilho e Joseph Jacotot. São Paulo: Editora
UNESP/SBHE, 2023. (Coleção Diálogos em História da Educação).
A Sciencia. Revista Synthetica dos Conhecimentos Humanos (1848). Disponível
em: http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=730076&pesq. Acesso em:
25 maio 2025.
FREIRE, Paulo. A educação como prática de liberdade. 4. ed. São Paulo: Paz e
Terra, 1974.
JACOTOT, Joseph. Enseignement Universel. Langue Maternelle. Paris, FR: Chez
Mansut fils, Quatrième Édition, 1829.
KOHAN, Walter Omar. Paulo Freire mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo
Horizonte: Vestígio, 2019.
LUCHESE, Terciane Ângela. Modos de fazer história da educação: pensando a
operação historiográfica em temas regionais. História da Educação, Santa Maria, v.
18, n. 43, p. 145 - 161, 2014.
RAISKY, Claude. Joseph Jacotot: le pédagogue paradoxal. Dijon, FR: Editions Raison
et Passions, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação
intelectual. Tradução: Lílian do Valle. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SÉVÉRAC, Pascal. La position du maître: enseigner, abrutir, émanciper. Rue
Descartes, n. 71, p.102-108, 2011/1. Éditions Collège International de Philosophie.
WEFFORT, Francisco. Introdução. In: FREIRE, Paulo. A educação como prática de
liberdade. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1974. p. 12.




















