Filosofia Panecástica e Paulo Freire: a emancipação como princípio do projeto de formação humana

Panecastic Philosophy and Paulo Freire: emancipation as the principle of the human formation project

Autores

Palavras-chave:

Filosofia Panecástica, Formação humana;, Emancipação intelectual.

Resumo

O artigo apresenta a definição da Filosofia Panecástica de Jacotot (1770-1840) e a circulação de seu projeto de emancipação intelectual em fontes brasileiras do século XIX. A vinculação de sua experiência no campo da instrução a um projeto de formação humana, pautado pela máxima “Tudo está em tudo” (Jacotot, 1829), remete-nos à filosofia freiriana quanto a uma horizontalidade nas relações entre professor e aluno, sem uma hierarquização do saber e do embrutecimento. Para fundamentar a discussão, dialogamos com autores como Jacotot (1829), Rancière (2015), Albuquerque (2023), Freire (1974), Kohan (2019), e fontes documentais como o periódico A Sciencia (1848). As aproximações entre os autores, dadas as diferenças entre seus contextos históricos, de temporalidade, vida e produção acadêmica, são engendradas neste artigo a partir da premissa da emancipação intelectual na formação humana.

Palavras-chave:  Filosofia Panecástica; Formação humana; Emancipação intelectual.

 

Abstract

The article aims to present the definition of Jacotot's Panecastic Philosophy (1770-1840), as well as the circulation of his intellectual emancipation project in Brazilian sources from the 19th century. The connection of his experience in the field of education to a project of human formation, guided by the maxim "Everything is in everything" (Jacotot, 1829), refers us to Freirean philosophy (Kohan, 2019) concerning the horizontality in the relationships between teacher and student, contrary to a hierarchy of knowledge and brutality, in the words of Rancière (2015). To support the discussion, we engage with authors such as Jacotot (1829), Rancière (2015), Albuquerque (2023), Freire (1974), Kohan (2019), and documentary sources like the journal A Sciencia (1848). The connections between the authors, given the differences in their historical contexts, temporality, life, and academic production, are woven in this article based on the premise of intellectual emancipation in human formation.

Keywords: Panechastic Philosophy. Human formation. Intellectual emancipation.

 

 

 

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Biografia do Autor

Dayanna Pereira dos Santos, IFG

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis. É mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

E-mail: dayanna.santos@ifg.edu.br   Orcid: https://orcid.org/0009-0003-7270-4779

Suzana Lopes Albuquerque, IFG

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2013), doutora em Educação na Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na área de História e Filosofia da Educação, com ênfase em formação docente, concepção de infância e métodos de ensino e aprendizagem. É docente do Programa de Mestrado em Educação do IFG – Câmpus Goiânia.

E-mail: suzana.albuquerque@ifg.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2001-5942

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Publicado

12/12/2025

Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, D.; LOPES ALBUQUERQUE, S. Filosofia Panecástica e Paulo Freire: a emancipação como princípio do projeto de formação humana: Panecastic Philosophy and Paulo Freire: emancipation as the principle of the human formation project. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11187. Acesso em: 14 dez. 2025.