Educação, neoliberalismo, neoconservadorismo e resistência: desafios curriculares do ensino médio na contemporaneidade

Educación, neoliberalismo, neoconservadurismo y resistencia: desafíos curriculares de la educación secundaria en la contemporaneidad

Autores

Palavras-chave:

Neoliberalismo; Currículo; Discurso.

Resumo

Resumo

Esse artigo tem como objetivo compreender os sentidos que são materializados no currículo do “novo” ensino médio, abordando os desafios da educação na racionalidade neoliberal, que transforma a educação e o currículo em produtos mercantis. Analisam-se as reformas do currículo do “novo” ensino médio que tentam alinhá-lo à preparação para o mercado via a racionalidade neoliberal e neoconservadora. Nesse sentido, o texto se debruça sobre os processos de negociação, tradução e significação, ou seja, suas disputas entre discursos que procuram engendrar sujeitos em uma normatividade mercantil e discursos que condensam outros sentidos em processos de resistências às relações de poder. Assim, conclui-se que essa arena política engendra disputas entre os discursos reacionários e conservadores e discursos emancipatórios.

Palavras-chave: Neoliberalismo; Currículo; Discurso.

 

Resumen

Este artículo busca comprender los significados plasmados en el "nuevo" currículo de secundaria, abordando los desafíos de la educación dentro de la racionalidad neoliberal, que transforma la educación y el currículo en productos comercializables. Analiza las reformas del "nuevo" currículo de secundaria que buscan alinearlo con la preparación para el mercado mediante la racionalidad neoliberal y neoconservadora. En este sentido, el texto se centra en los procesos de negociación, traducción y significación; es decir, sus disputas entre los discursos que buscan generar sujetos dentro de una normatividad basada en el mercado y los discursos que condensan otros significados en procesos de resistencia a las relaciones de poder. Por lo tanto, se concluye que este escenario político genera disputas entre discursos reaccionarios y conservadores y discursos emancipadores.

Palabras-clave: Neoliberalismo; Currículo; Discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe de Oliveira Silva, UFPE

Doutorando e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Educação e Direitos Humanos pela faculdade Focus. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade pela UFPE. Bolsista Capes.

E-mail:luiz.felipeoliveira@ufpe.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9581-4925

Allyne Paula do Nascimento Combé , UFPE

Doutoranda e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Psicologia Organizacional pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca – UnifavipWyden (2017). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca – UnifavipWyden (2014), Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade pela UFPE. Bolsista Capes.

E-mail: allyne.combe@ufpe.br  ORCID: https://orcid.org/0009-0002-0010-3635

 

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda , UFPE

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2013). Professor Associado, no Núcleo de Formação Docente (NFD), Campus do Agreste (CAA/UFPE) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidade/UFPE.

E-mail: marcelo.gmiranda@ufpe.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9805-4792

 

Referências

ABRAMOVAY, M; CASTRO, M. G. (Orgs.). Ensino Médio: múltiplas vozes. Brasília: Unesco, MEC, 2003.

AMANDO, M. R; CUSATI, I. C; MIRANDA, M. H. G. de. Normatividade social, orientação sexual e diversidade na escola: o que dizem professoras e professores de educação física? EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, v. 9, p. 1-22, 2022.

BASSO, J. D.; BEZERRA NETO, L. As influências do neoliberalismo na educação brasileira: algumas considerações. Itinerarius Reflectionis, v. 10, n. 1, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI, da Constituição Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 fev. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei nº 14.945 de 31 de julho de 2024. Política Nacional de Ensino Médio – Brasília, 2024.

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Politeia, 2021.

BURITY, J. A. Discurso, política e sujeito na teoria da hegemonia de Ernesto Laclau. In MENDONÇA, D.; RODRIGUES, L. P. (Orgs.) Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2014.

BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CARVALHO, F. A. de; INOCÊNCIO, A. F. O desagendamento da educação para os corpos, gêneros e sexualidades: um projeto neoliberal, um arranjo neoconservador e as várias pedagogias fascistas. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 23, n. 2, p. 236-257, 2021.

CODO, W. Democracia e subjetividade: a produção social dos sujeitos democráticos. In: Conselho Federal de Psicologia. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. 2010.

DARDOT, P; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2017.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GALLO, S. Sob o signo da diferença: em torno de uma educação para a singularidade. In: SILVEIRA, R. M. H (Org.). Cultura, poder e educação: um debate sobre estudos culturais em educação. 2. Ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2011, p.2-223

GARCIA, S. R. O; CZERNISZ, E. C. da S; PIO, C. A. ‘Novo ‘Ensino Médio? Customização neoliberal da formação integral. Retratos da Escola, v. 16, n. 34, p. 23-38, 2022.

GIOVANNETTI, C.; SALES, S. R. BNCC, Reforma do Ensino Médio e questões de gênero: disputas para o controle do conhecimento. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.20385.064. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20385. Acesso em: 15 jul. 2025.

HONORATO, R. F. de S; PEREIRA, M. Z. da C. Gênero nas políticas de currículo da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Communitas, v. 5, n. 11, p. 56-87, 2021.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

LAVAL, C; VERGNE, F. Educação democrática: a revolução escolar iminente. Petrópolis: Vozes, 2023.

LOPES, A. C. Políticas de currículo: questões teórico-metodológicas. In LOPES, Alice C.; DIAS, Rosanne E.; ABREU, R. G. de (Orgs.). Discursos nas políticas de currículo. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2011.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

LOPES, E. C. P. M.; CAPRIO, M. As influências do modelo neoliberal na educação. Revista online de Política e Gestão Educacional, n. 5, p. 1-16, 2008.

LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade. Porto, PT: Porto Editora, 2000.

MACEDO, E. Como a diferença passa do centro à margem nos currículos: o exemplo dos PCN. Educação & Sociedade, v. 30, p. 87-109, 2009.

MACEDO, E. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista E-curriculum, v. 12, n. 3, p. 1530-1555, 2014.

MACEDO, E. As Demandas Conservadoras do Movimento Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum. InEducação e Sociedade, v. 38, nº. 139, p.507-524, 2017a.

MACEDO, E. Mas a escola não tem que ensinar? Conhecimento, reconhecimento e alteridade na teoria do currículo. Currículo sem fronteiras, v. 17, n. 3, p. 539-554, 2017b.

MEDEIROS, V. M. L; LEITE, J. B. C.; PEREIRA, M. Z. da C. Trajetória histórica das políticas curriculares da educação profissional técnica de nível médio no brasil. Trabalho & Educação, v. 22, n. 2, p. 137-153, 2013.

MIRANDA, M. H. G. de; MATTOS JÚNIOR, L. dos S; NASCIMENTO, F. S. Saberes e ações docentes e o reforço do caráter plural e democrático da escola: sexualidades, direitos humanos e a superação da LGBTfobia. Interritórios, v. 10, n. 19, p. 1-27, 2024.

PIERRE, E. A. St. Uma história breve e pessoal da pesquisa pós-qualitativa: em direção à “pós-investigação”. Práxis Educativa, v. 13, n. 3, p. 1044-1064, 2018.

PIRES, Â. M. M. da M.; MIRANDA, M. H. G. de; MARIANO, L. T. N. Pedagogias alternativas e formação docente: cinema e desconstruções essencialistas das sexualidades. Debates em Educação, v. 13, p. 842-860, 2021.

OLIVEIRA, G. G. S. de. Provocações para aguçar a imaginação/invenção analítica: aproximações entre a Teoria Política do Discurso e Análise do Discurso em Educação. In LOPES, A. C.; Oliveira, A. L. A. R. M. de; OLIVEIRA, G. G. S. de (Orgs.). A Teoria do Discurso na pesquisa em educação. Recife: UFPE, 2018.

OLIVEIRA, A. M. de; MIRANDA, M. H. G. de; SILVA, M. A. M. P. da. Questões de gênero e sexualidade no espaço público educacional tendo como eixo de debate a disciplina de ensino religioso em escolas de Recife. ETD Educação Temática Digital, v. 20, n. 4, p. 864-886, 2018.

OLIVEIRA, V. H. B. da S.; MIRANDA, M. H. G. de. Gêneros, sexualidades e território escolar: mapeando produções de conhecimento em contextos neoliberais e neoconservadores na Educação. Communitas, v. 9, n. 21, p. e8396-e8396, 2025.

RAMOS, A. H.; FRANGELLA, R. de C. P. Currículo de educação em direitos humanos: sentidos em embates/articulações. Educação, v. 36, n. 01, p. 14-20, 2013.

SAFATLE, V. A economia é a continuação da psicologia por outros meios: sofrimento psíquico e o neoliberalismo como economia moral. In SAFATLE, V; SILVA JUNIOR, N. da; DUNKER, C. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

SAVIANI, D. O legado educacional do regime militar. Cadernos CEDES, Campinas, v. 28, n. 76, p. 291-312, 2008.

SILVA, F. V.; MORAIS, E. B. de. Reflexos Neoliberais: discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio. Momento-Diálogos Em Educação, v. 31, n. 03, p. 298-315, 2022.

SILVA, K. N. P. Novo Ensino Médio no contexto das contrarreformas neoliberais brasileiras. LexCult: revista eletrônica de direito e humanidades, v. 6, n. 1, p. 128-136, 2021.

SILVA, L. F. de O.; MIRANDA, M. H. G. de; FRANCO, M. J. do N. Trajetórias educacionais de sucesso em contextos socialmente desfavoráveis: uma abordagem interseccional com licenciandos de matemática. Revista Educare, v. 4, n. 2, 2020.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In SILVA, T. T. da; HALL, S.; Woodward, K. (Orgs.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2013.

WEINHEIMER, G; WANDERER, F. O (novo) ensino médio na visão dos alunos: rastros da racionalidade neoliberal. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 517-535, 2021.

Downloads

Publicado

10/10/2025

Como Citar

SILVA, L. F. de O.; COMBÉ , A. P. do N.; MIRANDA , M. H. G. de. Educação, neoliberalismo, neoconservadorismo e resistência: desafios curriculares do ensino médio na contemporaneidade: Educación, neoliberalismo, neoconservadurismo y resistencia: desafíos curriculares de la educación secundaria en la contemporaneidad. Revista Cocar, [S. l.], n. 40, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10858. Acesso em: 7 dez. 2025.