Collegio Perseverança: uma instituição educativa para formação de meninas na Primeira República no Pará (1890 -1916)
Collegio Perseverança: an educational institution for the training of girls in the First Republic in Pará (1890-1916)
Resumo
Este estudo investiga o Colégio Perseverança, instituição feminina fundada por Carlota Pistacchini por volta de 1890, analisando seu papel na formação social e educacional das alunas durante a Primeira República. A pesquisa, de caráter historiográfico, é baseada na análise de documentos oficiais, jornais da época, com destaque ao Estatuto da instituição publicado em 1904. Como resultados, evidenciamos que a escola funcionava como um aparelho privado de hegemonia, a partir do conceito de Gramsci, moldando comportamentos e reforçando a ideologia patriarcal ao direcionar a educação das meninas para a esfera doméstica e socialmente controlada. Concluímos que o Colégio Perseverança, além de promover a instrução formal, desempenhava um papel fundamental na manutenção dos valores e expectativas de gênero da época, reafirmando modelos femininos alinhados ao projeto republicano e à lógica patriarcal vigente.
Palavras-chave: História das Instituições Educativas; Amazônia; Collegio Perseverança.
Abstract
This study investigates Collegio Perseverança, a female institution founded by Carlota Pistacchini around 1890, analyzing its role in the social and educational formation of students during the First Republic. The research, of a historiographical nature, is based on the analysis of official documents and newspapers of the time, with special emphasis on the institution's Statute, published in 1904. As results, we found that the school functioned as a private apparatus of hegemony, based on Gramsci's concept, shaping behaviors and reinforcing the patriarchal ideology by directing girls' education towards the domestic and socially controlled sphere. We conclude that Collegio Perseverança, beyond promoting formal instruction, played a fundamental role in maintaining the gender values and expectations of the time, reaffirming female models aligned with the republican project and the prevailing patriarchal logic.
Keywords: History of Educational Institutions; Amazon; Collegio Perseverança.
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