Ética do cuidado e qualidade de vida: contribuições para o ensino das ciências

Ética del cuidado y calidad de vida: aportes a la enseñanza de las ciencias

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo aproximar os conceitos ética do cuidado e qualidade de vida com vistas a traçar considerações para o ensino das ciências. A ética do cuidado é uma abordagem que enfatiza a importância de se levar em consideração o bem-estar uns dos outros. A qualidade de vida se define como um estado completo ao bem-estar físico, mental e social. A partir dessas definições, indaga-se: como a ética do cuidado pode auxiliar os discentes na construção da qualidade de vida no ensino das ciências? Trata-se de um trabalho qualitativo de natureza reflexiva. Para a discussão, são apresentados o conceito de Ética do cuidado e, em seguida, a perspectiva da qualidade de vida e, por fim, busca-se levantar considerações sobre a relação e os afastamentos entre ambos com vistas a um debate sobre o ensino e a aprendizagem das ciências. Os resultados dessa aproximação apontam para um ensino ressignificado com mais empatia e menos padronizações.

Palavras-chave: Ética do cuidado; Ecofeminismo; Ensino das ciências.

 

Resumen

Este trabajo pretende reunir los conceptos de ética del cuidado y calidad de vida con vistas a esbozar consideraciones para la enseñanza de las ciencias. La ética del cuidado es un enfoque que enfatiza la importancia de tener en cuenta el bienestar de cada uno. La calidad de vida se define como un estado completo de bienestar físico, mental y social. A partir de estas definiciones, la pregunta es: ¿cómo puede la ética del cuidado ayudar a los estudiantes a construir calidad de vida en la enseñanza de las ciencias? Se trata de un trabajo cualitativo de carácter reflexivo. Para la discusión se presenta el concepto de Ética del Cuidado, seguido de la perspectiva de la calidad de vida. Finalmente, se plantean consideraciones sobre la relación y las diferencias entre ambas con vistas a un debate sobre la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias. Los resultados de este enfoque apuntan a una enseñanza resignificada con más empatía y menos estandarización.

Palabras clave: Ética del cuidado; Ecofeminismo; Enseñanza de la ciencia.

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Biografia do Autor

Valeria Santos Santana Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e licenciada em Ciências Biológicas também pela UFS. Atualmente é bolsista CAPES vinculada ao projeto de pesquisa Métodos de produção de dados sobre vulnerabilidade e qualidade de vida (físico-psicológica, social e ambiental) no pós-pandemia da COVID-19.

Alice Pagan, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora associada IV do Departamento de Biologia e Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Licenciada em Ciências Biológicas (UNEMAT); Mestra em Educação (UFMT) e Doutora em Educação (USP). Tem interesse nos seguintes temas: Tecnologias educacionais: avaliações em larga escala; monitoramento de vulnerabilidades com foco em afetividade; Elementos não racionais da aprendizagem sobre a natureza a partir da compreensão dos movimentos Ecofeministas.

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Publicado

19/08/2025

Como Citar

OLIVEIRA, V. S. S.; PAGAN, A. A. Ética do cuidado e qualidade de vida: contribuições para o ensino das ciências: Ética del cuidado y calidad de vida: aportes a la enseñanza de las ciencias. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10113. Acesso em: 18 dez. 2025.