A formação de professores no contexto de uma política de inclusão

Autores

  • Ilma Vieira do Nascimento ilmavi@terra.com.br
    UFMA
  • Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho mariwall@uol.com.br
    UFMA

Resumo

O artigo trata da formação de professores tomando como referência a inclusão de alunos com deficiência no sistema formal de ensino. A análise dessa temática apoia-se em estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA por professores que desenvolvem pesquisas no campo da formação de professores e da educação especial. O atendimento das demandas da educação inclusiva veio conquistando gradativo espaço no rol das políticas educacionais, inicialmente, de forma tímida e, com maior nitidez, concomitantemente às mudanças na estrutura curricular dos cursos de formação de professores, por força de reformas empreendidas no âmbito do Estado e da educação. Instrumentos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Plano Nacional de Educação e outros, trazem prescrições sobre a necessária formação inicial e continuada de professores como condição para efetivar a política de inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema escolar."

Palavras-chave: Formação de Professores." Educação Especial." Política de Inclusão.

Teacher training in the context of an inclusion policy

The article deals with the training of teachers taking as a reference the inclusion of students with disabilities in the formal education system. The analysis of this theme is supported by studies developed in the Graduate Program in Education of UFMA by professors who develop research in the field of teacher training and special education. The attendance of the demands of inclusive education has gradually gained space in the role of educational policies, initially, in a timid way and, more clearly, concomitantly with the changes in the curricular structure of teachers training courses, due to reforms undertaken in the State scope and education. Legal instruments, such as the National Education Guidelines and Bases Law, the National Education Plan and others, provide prescriptions about the necessary initial and continuing teacher training as a condition to implement the policy of inclusion of people with special needs in the school system.

Keywords: Teacher Training. Special education. Inclusion Policy

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Publicado

11/02/2017
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Como Citar

NASCIMENTO, I. V. do; CARVALHO, M. B. W. B. de. A formação de professores no contexto de uma política de inclusão. Revista Cocar, [S. l.], n. 2, p. 98–114, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1001. Acesso em: 23 dez. 2024.