CONSTRUINDO UMA ESCOLA QUE INTERESSA ÀS CLASSES POPULARES: ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DA ESCOLA CIDADE DE EMAÚS, BELÉM-PA

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9284

Resumo

Este artigo pretende contribuir para a concretização neste país de um sistema público de educação capaz de democratizar o conhecimento socialmente produzido e acumulado, e de garantir o acesso e a permanência da maioria do povo brasileiro dentro da escola, pois são até agora excluídos e expropriados desta lei fundamental.

Biografia do Autor

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor Titular no Instituto de Ciências da Educação da UFPA, Doutor em Educação e Currículo pela PUC-SP, Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Graduado em Pedagogia e Agronomia, Pós-doutorando na Universidade do Estado do Amapá e professor visitante no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. 

Referências

APPLE, Michael W. A Política do Conhecimento Oficial: Faz Sentido a Ideia de um Currículo Nacional? . IN: MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

___________. Repensando Ideologia e Currículo. IN: MOREIRA, Antônio Flávio e SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, Cultura e Sociedade São Paulo: Cortez, 1994.

BUARQUE, Cristovam. O Colapso da modernidade Brasileira. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

BURNHAM, Terezinha F. Complexidade, Multirreferencialidade, Subjetividade: Três Referências para a Compreensão do Currículo Escolar. IN: Em Aberto. Brasília. INEP, 12 (58), abr./jun.,1993.

CHAUÍ, Marilena. Conceito à Filosofia, São Paulo: Ática, 1994.

DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de papel. A Infância, A Adolescência e os Direitos Humanos. 3 ed. São Paulo: Ática, 1993.

FERNANDES, Rubem Cezar. Privado Porém Público: O Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia do Oprimido. 13 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

GIROUX, Henry e MCLAREN, Peter. “ Formação do Professor como uma Esfera Contra-Pública: A Pedagogia Radical como uma Forma de Política Cultural". IN: MOREIRA, Antônio Flavio e SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

HAGE, Salomão Mufarrej e GUSMÃO, Zanete Almeida. Qual a Escola que Interessa às Camadas Populares? Um Estudo de uma Experiência no Bairro do Benguí. Belém: INEP/UEPA, 1994.

HAGE, Salomão Mufarrej. Construindo uma escola que Interessa às Classes Populares: Análise da Proposta Político-Pedagógico da Escola Cidade de Emaús. Belém/Pará. São Paulo: PUC/SP, 1995. (Dissertação de Mestrado).

NÓVOA, Antônio. As Organizações Escolares em Análise. Lisboa: D. Quixote, Instituto de Inovação Educacional, 1995.

PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso Escolar: Histórias de Submissão e Rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.

PEREIRA, Luiz, org. Populações "Marginais " São Paulo: Duas Cidades, 1978.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Relatório Nacional Brasileiro, Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social. Copenhague, Brasília: Fevereiro, 1995.

TRAGTENBERG, Maurício. O Conhecimento Expropriado e Reapropriado pela Classe Operária. IN: Cadernos Debate 8. São Paulo: Brasiliense, 1990.

UNICEF. Declaração Mundial sobre Educação para Todos e Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem Conferência Mundial de Educação para Todos. Tailândia. Março, 1990.

YAZBEK, Maria Carmelita. Classes Subalternas e Assistência Social. São Paulo: Cortez, 1993.

Downloads

Publicado

23/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 20
  • PDF downloads: 13

Como Citar

ANTÔNIO MUFARREJ HAGE, S. CONSTRUINDO UMA ESCOLA QUE INTERESSA ÀS CLASSES POPULARES: ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DA ESCOLA CIDADE DE EMAÚS, BELÉM-PA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 1, p. 14–23, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9284. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9284. Acesso em: 25 nov. 2024.