PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: O CONTROLE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9394Palavras-chave:
Formação de professores, Diretrizes curriculares, Pedagogia das competênciasResumo
O trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa sobre uma abordagem educativa que está sendo implantada no Brasil por meio das políticas oficiais para a educação básica e superior, denominada de Pedagogia das Competências ou do Capital. Ele analisa como esta abordagem se evidencia nas Diretrizes Curriculares para a Formação dos Professores da Educação Básica em nível superior. A pesquisa se desenvolve ancorada na análise de documentos oficiais do MEC que expressam o modelo educacional proposto e da literatura especializada, destacando o que está em jogo com a materialização dessa Pedagogia. Os dados até então obtidos apontam que a atual política oficial no campo da formação de professores, via Pedagogia da Competências, objetiva efetivar o controle do processo de formação dos educadores, centralizando as decisões nos órgãos oficiais.
Referências
ANFOPE - Boletim, Ano IV, Nº 7, abril de 1998.
ANFOPE & FORUNDIR. Carta de Curitiba. Aprovada no VI Seminário Nacional da ANFOPE e XIV Reunião Nacional do FORUNDIR. Curitiba. 08 de junho de 2001.
APLLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
_________. Official Knowledge: Democratic Education in a Conservative Age. 1993.
BRUNO, Lúcia & FONSECA, Maria Cristina Linhares da. Qualificação e educação omnilateral frente a reestruturação do trabalho. In: Revista da Faculdade de Educação/ Universidade de São Paulo, v. 21, nº 2, Jul/ Dez, 1995.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia. São Paulo, Cortez. 1993.
FARIA, Horácio Penteado & SILVA FILHO. O empresariado e a educação. In: FERRETTI, Celso João et al. (orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Papel das disciplinas de formação pedagógica nas licenciaturas. In: BOLETIM DA ANFOPE, ano II, nº 3, Abril/ 1996.
_______. Diretrizes para formação de professores: profissionalização, trabalho flexível e/ou certificação de competências? SP: Campinas, mimeo, 2001.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Capital humano e sociedade do conhecimento: concepção neoconservadora de qualidade na educação. In: REVISTA CONTEXTO E EDUCAÇÃO. Inijuí, Editora Inijuí, ano 9, nº 34, Abr/ Jun, 1994.
_________. A formação e a profissionalização do educador: novos desafios. In: SILVA, Tomaz Tadeu da & GENTILI, Pablo (org.). Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, CNTE, 1996.
_______. A educação e formação técnicoprofissional frente à globalização excludente e desemprego estrutural. In: SILVA, Luiz Heron da (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. RJ: Vozes, 1998.
FRANCO, Maria Ciavatta. Formação profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, Tomaz Tadeu da & GENTILI, Pablo. (org.). Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, CNTE, 1996.
_______. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis: RJ, 1998.
HIRATA, Helena. Da polarização das qualificações ao modelo de competência. In: FERRETTI, Celso João et al. (org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
KUENZER, Acácia Zeneida et ali. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2001.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/Conselho Nacional de Educação. Diretrizes e Bases curriculares Nacionais para a Formação do Professor da Educação Básica, no âmbito do ensino superior. Brasília. MEC/CNE, 2001.
NUNES, Cely S. C. O sentido da formação contínua: o mundo do trabalho e a formação de professores no Brasil. UNICAMP, Tese de Doutorado, 2000.
ROPÉ, Françoise & TANGUY, Lucie (orgs.). Saberes e Competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas, SP: Papirus, 1997.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 30
- PDF downloads: 26
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.