PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: O CONTROLE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9394Palavras-chave:
Formação de professores, Diretrizes curriculares, Pedagogia das competênciasResumo
O trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa sobre uma abordagem educativa que está sendo implantada no Brasil por meio das políticas oficiais para a educação básica e superior, denominada de Pedagogia das Competências ou do Capital. Ele analisa como esta abordagem se evidencia nas Diretrizes Curriculares para a Formação dos Professores da Educação Básica em nível superior. A pesquisa se desenvolve ancorada na análise de documentos oficiais do MEC que expressam o modelo educacional proposto e da literatura especializada, destacando o que está em jogo com a materialização dessa Pedagogia. Os dados até então obtidos apontam que a atual política oficial no campo da formação de professores, via Pedagogia da Competências, objetiva efetivar o controle do processo de formação dos educadores, centralizando as decisões nos órgãos oficiais.
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