PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: O CONTROLE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9394

Palavras-chave:

Formação de professores, Diretrizes curriculares, Pedagogia das competências

Resumo

O trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa sobre uma abordagem educativa que está sendo implantada no Brasil por meio das políticas oficiais para a educação básica e superior, denominada de Pedagogia das Competências ou do Capital. Ele analisa como esta abordagem se evidencia nas Diretrizes Curriculares para a Formação dos Professores da Educação Básica em nível superior. A pesquisa se desenvolve ancorada na análise de documentos oficiais do MEC que expressam o modelo educacional proposto e da literatura especializada, destacando o que está em jogo com a materialização dessa Pedagogia. Os dados até então obtidos apontam que a atual política oficial no campo da formação de professores, via Pedagogia da Competências, objetiva efetivar o controle do processo de formação dos educadores, centralizando as decisões nos órgãos oficiais.

Biografia do Autor

Cely do Socorro Costa Nunes, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Colégio Moderno (1984), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professora aposentada da Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia.

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor Titular no Instituto de Ciências da Educação da UFPA, Doutor em Educação e Currículo pela PUC-SP, Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Graduado em Pedagogia e Agronomia, Pós-doutorando na Universidade do Estado do Amapá e professor visitante no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá.

Referências

ANFOPE - Boletim, Ano IV, Nº 7, abril de 1998.

ANFOPE & FORUNDIR. Carta de Curitiba. Aprovada no VI Seminário Nacional da ANFOPE e XIV Reunião Nacional do FORUNDIR. Curitiba. 08 de junho de 2001.

APLLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

_________. Official Knowledge: Democratic Education in a Conservative Age. 1993.

BRUNO, Lúcia & FONSECA, Maria Cristina Linhares da. Qualificação e educação omnilateral frente a reestruturação do trabalho. In: Revista da Faculdade de Educação/ Universidade de São Paulo, v. 21, nº 2, Jul/ Dez, 1995.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia. São Paulo, Cortez. 1993.

FARIA, Horácio Penteado & SILVA FILHO. O empresariado e a educação. In: FERRETTI, Celso João et al. (orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Papel das disciplinas de formação pedagógica nas licenciaturas. In: BOLETIM DA ANFOPE, ano II, nº 3, Abril/ 1996.

_______. Diretrizes para formação de professores: profissionalização, trabalho flexível e/ou certificação de competências? SP: Campinas, mimeo, 2001.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Capital humano e sociedade do conhecimento: concepção neoconservadora de qualidade na educação. In: REVISTA CONTEXTO E EDUCAÇÃO. Inijuí, Editora Inijuí, ano 9, nº 34, Abr/ Jun, 1994.

_________. A formação e a profissionalização do educador: novos desafios. In: SILVA, Tomaz Tadeu da & GENTILI, Pablo (org.). Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, CNTE, 1996.

_______. A educação e formação técnicoprofissional frente à globalização excludente e desemprego estrutural. In: SILVA, Luiz Heron da (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. RJ: Vozes, 1998.

FRANCO, Maria Ciavatta. Formação profissional para o trabalho incerto: um estudo comparativo Brasil, México e Itália. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. In: SILVA, Tomaz Tadeu da & GENTILI, Pablo. (org.). Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília, CNTE, 1996.

_______. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis: RJ, 1998.

HIRATA, Helena. Da polarização das qualificações ao modelo de competência. In: FERRETTI, Celso João et al. (org.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

KUENZER, Acácia Zeneida et ali. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/Conselho Nacional de Educação. Diretrizes e Bases curriculares Nacionais para a Formação do Professor da Educação Básica, no âmbito do ensino superior. Brasília. MEC/CNE, 2001.

NUNES, Cely S. C. O sentido da formação contínua: o mundo do trabalho e a formação de professores no Brasil. UNICAMP, Tese de Doutorado, 2000.

ROPÉ, Françoise & TANGUY, Lucie (orgs.). Saberes e Competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas, SP: Papirus, 1997.

Downloads

Publicado

11/11/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 30
  • PDF downloads: 26

Como Citar

DO SOCORRO COSTA NUNES, C.; ANTÔNIO MUFARREJ HAGE, S. PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: O CONTROLE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 4, p. 11–30, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9394. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9394. Acesso em: 21 nov. 2024.