PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: O CONTROLE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9394

Palavras-chave:

Formação de professores, Diretrizes curriculares, Pedagogia das competências

Resumo

O trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa sobre uma abordagem educativa que está sendo implantada no Brasil por meio das políticas oficiais para a educação básica e superior, denominada de Pedagogia das Competências ou do Capital. Ele analisa como esta abordagem se evidencia nas Diretrizes Curriculares para a Formação dos Professores da Educação Básica em nível superior. A pesquisa se desenvolve ancorada na análise de documentos oficiais do MEC que expressam o modelo educacional proposto e da literatura especializada, destacando o que está em jogo com a materialização dessa Pedagogia. Os dados até então obtidos apontam que a atual política oficial no campo da formação de professores, via Pedagogia da Competências, objetiva efetivar o controle do processo de formação dos educadores, centralizando as decisões nos órgãos oficiais.

Biografia do Autor

Cely do Socorro Costa Nunes, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Colégio Moderno (1984), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professora aposentada da Universidade do Estado do Pará e da Universidade da Amazônia.

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Professor Titular no Instituto de Ciências da Educação da UFPA, Doutor em Educação e Currículo pela PUC-SP, Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Graduado em Pedagogia e Agronomia, Pós-doutorando na Universidade do Estado do Amapá e professor visitante no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá.

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Publicado

11/11/2024
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Como Citar

DO SOCORRO COSTA NUNES, C.; ANTÔNIO MUFARREJ HAGE, S. PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: O CONTROLE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 4, p. 11–30, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9394. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9394. Acesso em: 23 dez. 2024.