EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ABORDAGEM EM CTSA: ESTUDO DA POTENCIALIDADE EDUCACIONAL DE PROTÓTIPO FOTOVOLTAICO EM COMUNIDADE PESQUEIRA

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Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.3837

Palavras-chave:

Energia Renovável, Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, Educação Ambiental

Resumo

As matrizes energéticas renováveis têm se mostrado um excelente tema gerador para a contextualização do ensino de ciências. Assim, este estudo tem por objetivo analisar a construção de conceitos científicos associados às matrizes solar a partir de questões socioambientais e tecnológicas com enfoque em CTSA e em Educação Ambiental. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi desenvolvida a partir da realização de um roteiro de atividades pedagógicas incluindo a construção de um protótipo fotovoltaico de baixo custo, contando com a participação de estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública numa comunidade pesqueira do município de Vigia - PA. Os resultados indicam a construção dos principais conceitos científicos relacionados ao tema sob a perspectiva da inovação tecnológica e da preservação ambiental numa visão regional e crítica, observados através das unidades de registro dos estudantes. Portanto, as novas possibilidades tecnológicas associadas à educação ambiental são potencialmente interessantes na escolha de estratégias pedagógicas visando o ensino e a aprendizagem de estudantes levando em consideração o seu contexto de origem, como no caso destes da comunidade pesqueira.

Biografia do Autor

José Fernando Pereira Leal, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade do Estado do Pará e docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Possui experiência e desenvolve pesquisa na área de Física, com ênfase em Estrutura Eletrônica de Moléculas, e, ensino de Física em sistema fotovoltaico, robótica educacional e Asttronomia. 

Erick Elisson Hosana Ribeiro, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutor em Educação para a Ciência pela UNESP - Bauru (2020). Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA) (2013). Graduado em Física - Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2009). Atua como Professor Adjunto I na Universidade do Estado do Pará (2014 - Atual). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA). Membro e Pesquisador em História das Ciências na Amazônia e membro do Grupo de Estudos em Filosofia e História da Ciência (GFHC/UFPA); Grupo de Pesquisa em História da CIência na Amazônia GPHIC/UEPA; Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências - GPEC/UNESP. Tem experiência no ensino de Física na Educação Básica e no Ensino Superior, atuando principalmente nas seguintes áreas: História e Filosofia da Ciência, Ensino de Física, Ensino de Ciências, Ensino de Astronomia e História da Engenharia e da Astronomia na Amazônia.

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19/05/2021
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Como Citar

LEAL, J. F. P.; RIBEIRO, E. E. H.; PINTO DA COSTA, F. C. .; CHAGAS DA COSTA, K. M. .; NUNES, J. M. .; LINS PIMENTEL, W. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ABORDAGEM EM CTSA: ESTUDO DA POTENCIALIDADE EDUCACIONAL DE PROTÓTIPO FOTOVOLTAICO EM COMUNIDADE PESQUEIRA: Português. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.3837. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/3837. Acesso em: 3 jul. 2024.

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