RASTREADOR OCULAR COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ALUNOS COM AUTISMO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69675/RCU.2763-7646.9623

Keywords:

Autismo, Aprendizagem, Rastreio ocular

Abstract

As dificuldades em avaliar a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm sido um tema central de pesquisa no Brasil. O uso do rastreamento ocular, por não ser invasivo e não exigir respostas motoras complexas ou linguagem escrita, tem se mostrado particularmente relevante para o estudo de indivíduos com TEA. Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa sobre a aplicação do rastreador ocular como ferramenta de avaliação da aprendizagem de alunos com TEA. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica de estudos realizados no Brasil sobre a avaliação da aprendizagem de crianças com TEA em idade escolar, da educação infantil até o final do ensino fundamental I, utilizando o rastreador ocular. Os resultados indicam que os participantes apresentam maior tempo de fixação em objetos familiares e coloridos, além de dificuldades em tarefas que envolvem organização frasal. Concluímos que o rastreamento ocular é uma ferramenta eficaz para avaliar a aprendizagem de crianças com TEA, oferecendo dados valiosos para a personalização de atividades de ensino, conforme as características individuais de cada aluno autista.

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Author Biographies

Nair Daiane de Souza Sauaia Vansiler, Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com bolsa CNPQ modalidade SWP no Laboratório de Processamento Visual do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Ponta Grossa. Mestra em Estudos Linguísticos pelo PPGL/UFPA. Especializada em Autismo pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Prática e Ensino de Língua Alemã como Língua Estrangeira pela Uni Kassel/UFBA/GI. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em língua alemã pela UFPA (2010). É concursada no cargo de Professora de Educação Especial desde 2013 na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC-PA). Atua como professora contratada na Pós-Graduação em TEA na ESMAC Ananindeua.

Bianca Venturieri, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA), graduada em Licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Published

18/12/2024

How to Cite

DE SOUZA SAUAIA VANSILER, N. D.; VENTURIERI, B. RASTREADOR OCULAR COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ALUNOS COM AUTISMO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–25, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9623. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9623. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)