O PAPEL DAS PROPOSTAS EDUCATIVAS NA CONFORMAÇÃO DAS PRÁTICAS DE APROPRIAÇÃO DE MEIO AMBIENTE - O CASO DA UHE-TUCURUÍ-PA
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9367References
ACSELRAD, Henri. Planejamento Autoritário e Desordem Socioambiental na Amazônia: Crônica do deslocamento de Populações em Tucuruí. In Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: 25($): 53-58, out./dez. 1991.
ACEVEDO MORIN, R. Hydroélectrique de Tucuruí: réorganisation sociale des paysans de la région des Iles à Tucuruí. Belém: UFPA/NAEA, s/d. (mimeo.)
ATLAN, H. Entre o Cristal e a fumaça: ensaio sobre a organização do ser vivo. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1992.
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 1989.
BRÜGGER, P. Educação ou Adestramento ambiental? Florianópolis/SC: UFSC: 1994 (Dissertação de Mestrado)
CNAL. Política Nacional Integrada para a Amazônia Legal. Brasília: MMARHAL/SCAAL: jun./1995 (mimeo)
CARVALHO, I. C. Educação, Meio Ambiente e Ação Política. In: Meio Ambiente e Democracia. Rio de Janeiro: IBASE, 1992.
ELETROBRÁS. Contexto econômico, energético e ambiental e o setor elétrico na Amazônia. Rio de Janeiro: ago. 1991.
GRAMSCI. A concepção Dialética da História. Trad. Nelson Coutinho. RJ: Civ. Brasileira, 1991.
Governo do Estado do Pará. Plano Estadual Ambiental. Belém: SECTAM, dez. 1996.
LEFEVRE, H. Sociologia de Marx. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1979.
SAHLINS, M. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
VAINER, C.B & ARAÚJO, G. B. Grandes projetos hidrelétricos e desenvolvimento regional. Rio de Janeiro: CEDI, set. 1992.
WACQUANT, L. J. O retorno do recalcado. Violência Urbana, "raça" e dualização em três sociedades avançadas. In Revista brasileira de CS. Ano 9 Nº. 24, fev. /1994.
Downloads
Published
- Visualizações do Artigo 20
- PDF (Português (Brasil)) downloads: 12
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.