CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Authors

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.4885

Keywords:

Neurociência, Neuropsicopedagogia, Dificuldade na aprendizagem

Abstract

Estudos recentes mostram o importante papel do Neuropsicopedagogo aliado aos saberes da Neurociência, buscando fundamentar-se nestes saberes de modo a compreender a aprendizagem. Deste modo, este artigo objetiva apresentar pesquisas sobre as contribuições do Neuropsicopedagogo aliado as práticas docentes, incentivando com que, cada vez mais profissionais desta área estejam presentes no ambiente escolar. Os estudos deste artigo versam sobre os mecanismos do Aspecto comportamental; Aspecto cognitivo da memória e atenção; Aspectos pedagógicos de leitura, escrita, raciocínio matemático e Aspectos afetivos sociais. Como fundamentação teórica, utilizou-se publicações de autores que discutem e entendem Neuropsicopedagogia, como uma prática capaz de contribuir para o processo ensino-aprendizagem. O estudo tem como abordagem a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, a análise dos dados parte de um estudo de caso com uma criança do Ensino Fundamental Menor com dificuldades na leitura, escrita e aprendizagem. Os resultados demonstraram que a partir das etapas diagnósticas e do trabalho transdisciplinar entre Neurociência, Pedagogia e Psicologia, a neuropsicopedagogia possibilitará resultados mais precisos e eficazes para avaliação e intervenção dentro de espaço escolar.

Author Biography

Terezinha Sirley Ribeiro Sousa, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Terezinha Sirley Ribeiro Sousa concluiu o Mestrado em Educação(Educação Especial) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), com Especialização em Educação Especial - Deficiência em Audiocomunicação pela Universidade Estadual do Centro Oeste ( UNICENTRO/PR) . É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará(Magistério e Supervisão Escolar). Desempenhou atividades profissionais pela Secretaria de Estado de Educação do Pará especificamente com Educação Especial na função de professora especializada na área da surdez no Instituto Felipe Smaldone, e na área da deficiência intelectual na ERC Prof. Lourenço Filho da Fundação Pestalozzi do Pará . Atua em áreas da Educação Especial e Educação Inclusiva. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Meio Ambiente - GRUPEMA. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação GEPPED /UEPA. Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará.

References

BONI, M.; WELTER, M. P. Neurociência Cognitiva e Plasticidade Neural: Um Caminho a ser Descoberto. Nº 3, p. 139-149, 2016. ISSN 2359-263X. Disponível em:<http://eventos.seifai.edu.br/eventosfai_dados/artigos/semic2016/391.pdf> Acesso em: 09 set. 2019.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em: 12 out. 2019.

CORRÊA, Tiago Henrique Barnabé; FERRANDI, Liliene Maria; SIMÃO, Guilherme Faquim. Contribuições da Neuropsicopedagogia no Contexto Educacional: Um novo olhar para a Instituição Escolar. Educere et Educare, Vol.15, n. 36. Out. 2020, p.1- 21. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/15756/13561 Acesso em 18 dezembro 2020.

CUMPA-Valencia, M. (2019). Usos y abusos del término “neurociencias”: uma revisión sistemática em revistas indexadas Scielo. Revista ConCiencia EPG, 4(1), (Enero - junio), 2019, páginas 30-67 Idioma: espanhol. Disponível online em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7304977.pdf acessado em: 06/01/2021.

FERREIRA, V.J.A. Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura-Escrita. In: Zorzi, J.;Capellini, S. Organização Funcional do Cérebro no Processo de Aprender. 2. ed. São José dos Campos: Pulso, 2009.

FÜLLE, Angelita. et al. Neuropsicopedagogia: ciência da aprendizagem. In: RUSSO, Rita M. Toler. (Org). Neuropsicopedagogia Institucional. Curitiba: Juruá, 2018. p. 25-33.

LAURA, Aparecida A. F. de Souza; SILVA, Sidney Vergilio. A Neurociência como Ferramenta no Processo Ensino-Aprendizagem. : Revista Mythos. v. 12, n. 2, 2019. Disponível online em https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.310 acesso em 01/01/2021. MACÊDO, Maria V. Lima. Neuropsicopedagogia: aprendizagem no contexto escolar com crianças com microcefalia em Caxias/MA. v. 5, n. 12 (2019): Brazilian Journal of Development. Disponível online em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/5121/4673 acessado em 23/12/2020.

MORAES, Deisy N. Machado. Diagnóstico e Avaliação Psicopedagógica. Revista de Educação do IDEAU. v.5 - n.10 - janeiro - junho 2010.

Oliveira, G. G. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. volume 18, janeiro - abril 2014.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

OLIVEIRA, N. Alves. NEUROPSICOPEDAGOGIA: Recebi meu primeiro paciente, e agora? 1ª. ed. São Paulo: Perse, 2016. v. 300. 118p.

RELVAS, M. P. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. 5. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2011. SCHNEIDER, Fernanda. Atuação do Profissional da Neuropsicopedagogia no Contexto Escolar. Psicólogo. Edição 06/2019. Disponível em: https://psicologado.com.br/neuropsicologia/atuacao-do-profissional-da-neuropsicopedagogia-no-contexto-escolar. Acesso em 01 jan. 2021.

SPRENGER, Marilee. Memória: Como ensinar para o aluno lembrar. São Paulo: Penso, 2008.

VENTURA, Dora Fix. Um retrato da área de neurociência e comportamento no Brasil. São Paulo. Vol. 26, 2010. p.123-129.

TRAVI, M. G. Gomes; MENEGOTTO, Lisiane M. de Oliveira; SANTOS, Geraldine A. dos. A escola contemporânea diante do fracasso escolar. Rev. Psicopedagogia 2009; 26(81): 425-34.

ZARO, Milton A. et al. Emergência da Neuroeducação: a hora e a vez da neurociência para agregar valor à pesquisa educacional. Revista Eletrônica Ciências & Cognição, Vol. 15, p. 01-12, abril, 2010. Disponível online em: http://www.cienciasecognição.org acesso em 15/08/2021.

Published

21/12/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 3015
  • pdf (Português (Brasil)) downloads: 5200

How to Cite

LIMA, S. F.; LOPES, M.; SOUSA, T. S. R. CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA E DO NEUROPSICOPEDAGOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.4885. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/4885. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)