OBJETO OU SUJEITO? REFLEXÕES SOBRE O LUGAR EPISTEMOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9849

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e Matemática, Formação de Professores, Pesquisa Narrativa.

Resumo

Este artigo é resultante de uma Pesquisa Narrativa, de natureza qualitativa, que teve como objetivo compreender as experiências humanas vividas e relatadas em contextos de formação de professores em serviço. A pesquisa ocorreu em ambiente de formação doutoral de professores que ensinam ciências e matemática, ancorados nos pressupostos da formação continuada como desenvolvimento profissional, sobre o reconhecimento em sermos sujeitos e não objetos no processo formativo e a importância de a formação considerar o convívio em comunidade. Situamos este artigo no paradigma da racionalidade crítica, que adota uma abordagem problematizadora de ensino e busca superar a racionalidade técnica, que se pauta na transmissibilidade de conhecimentos. Propusemos atividades individuais e em grupo que ajudaram a refletir sobre as experiências anteriores, identificando em quais episódios os professores se identificaram na condição de objetos e sujeitos. Como material empírico analisamos aprendizagens listadas pelos professores. Essas aprendizagens correspondem ao que foi dialogado em sala consonante com o processo reflexivo acerca das experiências em que estes docentes se consideraram objetos ou sujeitos no processo formativo. Os dados empíricos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. O foco deste estudo ancora-se nas reflexões destes profissionais e seus desdobramentos sobre o processo de constituição identitária e desenvolvimento profissional, que resultaram na importância de se considerar sujeito tanto no processo formativo quanto nas práxis diária no contexto da sala de aula, passando de objetos para professores críticos, ativos, reflexivos e transformadores da realidade.

Biografia do Autor

Ana Cláudia da Cunha Miranda, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Fábio Colins, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor e mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Ensino da Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Especialista em Educação Matemática (UFPA); Especialista em Gestão e Orientação Escolar (UNINTER-PR); Especialista em Educação Especial (UCDB-MT); Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UCAM-MG). Especialista em LIBRAS (UCAM-MG). Graduação em Matemática (UFPA); Graduação em Letras Língua Portuguesa (UEPA). Graduação em Pedagogia (UNINTER). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA).

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialista em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), graduada em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

BEAUCHAMP, C.; THOMAS, L. Understanding teacher iden-tity: an overview of issues in the literature and implications for teacher education, Cambridge Journal of Education, [s. l.], v. 39, p. 175-189, 2009. Disponível em: http://surl.li/xdcpxf Acesso em: 15 de Out. de 2024.

BOURDIEU, P. El sentido práctico. Madrid: Taurus, 1991.

DAY, C. Formar docentes: o desenvolvimento profissional e as condições de ensino. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S.; DALMAZO, M. E.; ANDRÉ, A.; ALMEIDA, P. C. A. de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. 351 p.

JOSSO, M.C. Experiências de Vida e Formação. Tradução de José Cláudio F. Simões. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HABERMAS, J. (1987). Teoría de la acción comunicativa. Madri: Taurus, 1991.

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

LIBÂNEO, J. C; Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência, 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

RODRIGUES, F.; MOGARRO, M. J. Student teachers’ profes-sional identity: a review of research contributions. Educational Research Review, [s. l.], v. 28, 100286, 2019. Disponível em: < http://surl.li/olquel> Acesso em: 15 de Out. 2024.

SANTOS, B. de S. Um Discurso sobre as Ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SZYMANSKI, M. L. S. MARTINS, J. B. J. Pesquisas sobre a formação matemática de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. Revista Quadrimestral Educação. Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 136-146, jan.-abr. 2017. Disponível em < http://surl.li/jbtqrf > Acesso em: 15.Out. 2024.

TARDIF, M. Saberes docente e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

27/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 150
  • PDF downloads: 35

Como Citar

DA CUNHA MIRANDA, A. C.; COLINS, F.; VALIM OLIVER GONÇALVES, T. OBJETO OU SUJEITO? REFLEXÕES SOBRE O LUGAR EPISTEMOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9849. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9849. Acesso em: 2 jan. 2025.