OBJETO OU SUJEITO? REFLEXÕES SOBRE O LUGAR EPISTEMOLÓGICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.9849Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Matemática, Formação de Professores, Pesquisa Narrativa.Resumo
Este artigo é resultante de uma Pesquisa Narrativa, de natureza qualitativa, que teve como objetivo compreender as experiências humanas vividas e relatadas em contextos de formação de professores em serviço. A pesquisa ocorreu em ambiente de formação doutoral de professores que ensinam ciências e matemática, ancorados nos pressupostos da formação continuada como desenvolvimento profissional, sobre o reconhecimento em sermos sujeitos e não objetos no processo formativo e a importância de a formação considerar o convívio em comunidade. Situamos este artigo no paradigma da racionalidade crítica, que adota uma abordagem problematizadora de ensino e busca superar a racionalidade técnica, que se pauta na transmissibilidade de conhecimentos. Propusemos atividades individuais e em grupo que ajudaram a refletir sobre as experiências anteriores, identificando em quais episódios os professores se identificaram na condição de objetos e sujeitos. Como material empírico analisamos aprendizagens listadas pelos professores. Essas aprendizagens correspondem ao que foi dialogado em sala consonante com o processo reflexivo acerca das experiências em que estes docentes se consideraram objetos ou sujeitos no processo formativo. Os dados empíricos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. O foco deste estudo ancora-se nas reflexões destes profissionais e seus desdobramentos sobre o processo de constituição identitária e desenvolvimento profissional, que resultaram na importância de se considerar sujeito tanto no processo formativo quanto nas práxis diária no contexto da sala de aula, passando de objetos para professores críticos, ativos, reflexivos e transformadores da realidade.
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