DIÁRIO DE IDEIAS: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
DOI:
10.69675/RCU.2763-7646.10000Palavras-chave:
Autoformação, Ensino de Ciências e Matemática, Formação Continuada de Professores, Identidade DocenteResumo
Este artigo tem como objetivo analisar narrativas de experiências que emergiram em um momento formativo, no contexto de um espaço de formação doutoral de um grupo de professores de Ciências e de Matemática. Sendo uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo narrativa, este estudo está assentado no paradigma da racionalidade crítica, cuja abordagem evidencia a compreensão do trabalho docente sob um viés orgânico, problematizador e transformador. Como estratégia metodológica, propomos uma dinâmica formativa inspirada na experiência metodológica do “Diário de Ideias”, de Muniz (2020), em associação ao texto que nos mobilizou nesta investigação: o artigo “Por que ensino do jeito que ensino? Reflexões de uma professora para pensar a docência em química”, de Mesquita e Fraiha-Martins (2022). A análise e a discussão dos dados estão orientadas pela Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), com os dados agrupados em três categorias, correspondentes aos eixos de discussão que emergiram dos escritos dos participantes. Os resultados expressam que os atravessamentos das experiências constituem um processo de autoformação, construção da identidade docente e desenvolvimento profissional.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4ª Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. (Coleção educação em química).
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Da Racionalidade Técnica à Racionalidade Crítica: formação docente e transformação social. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 1, n. 1, p. 34-42, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOODSON, Ivor. F. Dar voz ao professor: As histórias de vida dos professores e do seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de Professores. 2 ed. Portugal: Porto Editora, 2007.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber, 2008. 136p.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. 1. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 1. ed. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2000.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. 2. ed. rev. e ampl. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação, Porto Alegre, RS, v. 30, n. 3, 2007.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, n. 19, p. 20-28, 2002.
LARROSA, Jorge. Como o afeto e a experiência afetam a educação, com Jorge Larrosa. Laboratório Inteligência de Vida: 04 nov. 2021. Entrevista concedida a Joana London. Disponível em: https://www.inteligenciadevida.com.br/pt/conteudo/jorge-larrosa/. Acessado em: 25 jan. 2025.
MESQUITA, Joyce Melo; FRAIHA-MARTINS, France. Por que ensino do jeito que ensino?. Rev. Contexto e Educação, v. 37, n. 116, p. 145-163, 2022.
MORAES, Raquel. Análise de Conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MORIN, Edgar. O Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2008.
MUNIZ, Luciana Soares. Diário de Ideias: linhas de experiências. Uberlândia: EDUFU, 2020.
NÓVOA, Antônio. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. Professores Imagens do futuro presente. Educa: Lisboa, 2009.
NÓVOA, António. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida do Projeto Prosalus. In: NÓVOA, António.; FINGER, Mathias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 155-187.
OLIVEIRA, Danilo. Como funciona uma bússola?. Olhar Digital, 2024. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2024/01/13/ciencia-e-espaco/como-funciona-uma-bussola/. Acesso em: 25 jan. 2025.
OLIVEIRA, Maria M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: 2014.
PRIGOGINE. Ilya. O fim das certezas: o tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP, 2011.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 72
- PDF downloads: 45
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.