DIÁRIO DE IDEIAS: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.10000

Palavras-chave:

Autoformação, Ensino de Ciências e Matemática, Formação Continuada de Professores, Identidade Docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar narrativas de experiências que emergiram em um momento formativo, no contexto de um espaço de formação doutoral de um grupo de professores de Ciências e de Matemática. Sendo uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo narrativa, este estudo está assentado no paradigma da racionalidade crítica, cuja abordagem evidencia a compreensão do trabalho docente sob um viés orgânico, problematizador e transformador. Como estratégia metodológica, propomos uma dinâmica formativa inspirada na experiência metodológica do “Diário de Ideias”, de Muniz (2020), em associação ao texto que nos mobilizou nesta investigação: o artigo “Por que ensino do jeito que ensino? Reflexões de uma professora para pensar a docência em química”, de Mesquita e Fraiha-Martins (2022). A análise e a discussão dos dados estão orientadas pela Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), com os dados agrupados em três categorias, correspondentes aos eixos de discussão que emergiram dos escritos dos participantes. Os resultados expressam que os atravessamentos das experiências constituem um processo de autoformação, construção da identidade docente e desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Ana Paula Araújo Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas na Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia (UEPA). Atualmente, dedica-se à mentoria particular e ao estudo, ações e pesquisas relacionadas à formação docente em/para Ciências Naturais e educação CTSA, junto ao(s) processo(s) de ensino(s) e aprendizagem(ns) em diversos contextos na e para Amazônia.

Érick André Lima Machado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre e doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Laboratório de Educação Matemática e Inclusão (LEMIn/UEA), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ/UFPA) e do Grupo Ruaké/UFPA (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão).

Gabrielle Janaina Barros de Menezes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas na Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UNIFESSPA). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora e Técnica Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Marabá-PA (SEMED - Marabá).

Fábio Colins, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor e mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ensino da Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduado em Matemática (UFPA). Graduado em Letras Língua Portuguesa (UEPA). Graduado em Pedagogia (UNINTER). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Pará, lotado no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA).

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Publicado

07/05/2025
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Como Citar

SANTOS, A. P. A. S. dos; MACHADO, Érick A. L.; MENEZES, G. J. B. de; COLINS, F. DIÁRIO DE IDEIAS: NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 5, p. 1–19, 2025. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.10000. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/10000. Acesso em: 16 maio. 2025.