Potencial formativo de vivências em extensão

Training potential of extension experiences

Authors

Keywords:

Formação de professores., Extensão, Paulo Freire.

Abstract

O tema curricularização da extensão abre um amplo campo de debates que contempla desde aspectos operativos até aqueles relacionados a sua dimensão política e epistemológica. Nesse diverso universo, localiza-se a natureza formativa das vivências em extensão. Como elas impactam a formação dos educandos e educandas? Como podem ser objeto de reflexão crítica e aprendizagem, mesmo após a sua conclusão? É em torno dessas perguntas que se debruça este artigo, com o objetivo de apresentar e discutir significados de uma experiência de formação interna desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Extensão Popular – EXTELAR, fundamentada nas histórias de vida de seus integrantes, registradas através de escrevivências autobiográficas que subsidiam e dinamizam a própria formação. Os resultados atestam o potencial dos processos dialógicos de reflexão crítica que tomam como ponto de partida o “vivido”.

Palavras-chave: Formação de professores; Extensão; Paulo Freire.

 

 

Abstract: The topic of curricularization of extension opens up a wide field of debate that encompasses everything from operational aspects to those related to its political and epistemological dimension. In this diverse universe, the formative nature of extension experiences is located. How do they impact student training? How can they be the object of critical reflection and learning, even after their conclusion? This article focuses on these questions, with the aim of presenting and discussing the meanings of an internal training experience developed by the Popular Extension Research Group – EXTELAR, based on the life stories of its members, recorded through autobiographical writings that support and dynamize the training itself. The results attest to the potential of dialogical processes of critical reflection that take the “lived” as a starting point.

Keywords: Teacher training; Extension; Paulo Freire.

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Author Biography

Andréa Alice da Cunha Faria, Departamento de Educação da UFRPE

Engenheira Agrônoma (UFRRJ, 1986) e Licenciada em Pedagogia (UFPB, 2018) com Mestrado em Extensão Rural (UFV, 1999) e doutorado em Educação (UFPB, 2017). Inicia sua atuação profissional como Engenheira Agrônoma junto aos movimentos sociais do campo, particularmente no estado da Paraíba, aproximando-se assim, do "quefazer" da Educação Popular que passa a ser sua área prioritária de interesse e aprofundamento científico. Durante o doutorado investigo a relação histórica entre Agroecologia e Educação produzindo uma historiografia do movimento agroecológico brasileiro, na tese intitulada "A Educação que construiu a Agroecologia no Brasil". Desde 2008 é professora no Departamento de Educação da UFRPE, lecionando disciplinas de Didática, Pedagogia de Paulo Freire, Educação Popular, Educação do Campo e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. ORCID: 0000-0002-7188-9711. Email: andalice@uol.com.br.

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Published

27/10/2025

How to Cite

ALICE DA CUNHA FARIA, A. Potencial formativo de vivências em extensão: Training potential of extension experiences. Revista Cocar, [S. l.], n. 42, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10935. Acesso em: 17 dec. 2025.