Potencial formativo de vivências em extensão
Training potential of extension experiences
Keywords:
Formação de professores., Extensão, Paulo Freire.Abstract
O tema curricularização da extensão abre um amplo campo de debates que contempla desde aspectos operativos até aqueles relacionados a sua dimensão política e epistemológica. Nesse diverso universo, localiza-se a natureza formativa das vivências em extensão. Como elas impactam a formação dos educandos e educandas? Como podem ser objeto de reflexão crítica e aprendizagem, mesmo após a sua conclusão? É em torno dessas perguntas que se debruça este artigo, com o objetivo de apresentar e discutir significados de uma experiência de formação interna desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Extensão Popular – EXTELAR, fundamentada nas histórias de vida de seus integrantes, registradas através de escrevivências autobiográficas que subsidiam e dinamizam a própria formação. Os resultados atestam o potencial dos processos dialógicos de reflexão crítica que tomam como ponto de partida o “vivido”.
Palavras-chave: Formação de professores; Extensão; Paulo Freire.
Abstract: The topic of curricularization of extension opens up a wide field of debate that encompasses everything from operational aspects to those related to its political and epistemological dimension. In this diverse universe, the formative nature of extension experiences is located. How do they impact student training? How can they be the object of critical reflection and learning, even after their conclusion? This article focuses on these questions, with the aim of presenting and discussing the meanings of an internal training experience developed by the Popular Extension Research Group – EXTELAR, based on the life stories of its members, recorded through autobiographical writings that support and dynamize the training itself. The results attest to the potential of dialogical processes of critical reflection that take the “lived” as a starting point.
Keywords: Teacher training; Extension; Paulo Freire.
.
Downloads
References
CHOMSKY, Noam. The Current Scene in Linguistics: Present Directions. College English. v. 27, n. 8, p. 587-95, 1966. Disponível em: https://doi.org/10.2307/374695. Acesso em 2 mai. 2025.
EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (org.). Escrevivência, a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 26-46.
FARIA, Andréa Alice da Cunha. Se a extensão é popular, a produção de conhecimento é freireana: repercussões teórico-conceituais e metodológicas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, Ed. Especial, p. 41-47, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2022-67298
Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67298. Acesso em: 30 abr. 2025.
FREIRE, Ana Maria Araújo. A trajetória de Paulo Freire. In: GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire/UNESCO, 1996. p. 27-67.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a Liberdade e outros escritos. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
FREIRE, Paulo. Educação e Atualidade Brasileira. 3 ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 44 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire/UNESCO, 1996.
HOLLIDAY, Oscar Jara. Para sistematizar experiências. 2 ed. Brasília: MMA, 2006.
OLIVEIRA, Marcelo de Jesus de; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo; SILVA, Olivia Aparecida Silva. Entre e para além da literatura: um estudo da noção ‘escrevivência’, de Conceição Evaristo. Nau Literária, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 166-194, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1981-4526.110421 Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/NauLiteraria/article/view/110421. Acesso em: 30 abr. 2025.
ROMÃO, José Eustáquio. Paulo Freire e o Pacto Populista. In: FREIRE, Paulo. Educação e Atualidade Brasileira. 3 ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003. p. XIII-XLVIII.
SANTIAGO, Eliete; NETO, José Batista (org.). Olhares sobre Paulo Freire: Vida, História e Atualidade. Recife: Cepe Editora, 2021.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ideologia e Desenvolvimento Nacional. Rio de Janeiro: ISEB, 1960.




















