Arte como convívio e o currículo de Arte para o Ensino Médio
Art as a convivial dimension and the curriculum of Art for High School
Keywords:
Convivialidade, Currículo de Arte, Ensino MédioAbstract
Neste artigo, assume-se a necessidade de pensar a convivialidade como um operador curricular do Ensino da Arte no Ensino Médio para a formação integral de estudantes, voltada ao desenvolvimento pleno dos sujeitos em suas múltiplas dimensões. Insere-se o termo convivialidade no campo das humanidades, dissociando-a da natureza utilitária-capitalista. Apoia-se nas proposições de Dubatti (2014), Ruffini (2004) e Bourriaud (2009) para pensar uma dimensão ecológica dos saberes e fazeres na Arte como possibilidades contextuais e materiais do convívio artístico em tempo dilatado. Cooperação e conflito são assumidas propositivamente como duas dimensões da convivialidade. Conclui-se que, apesar de a dimensão convivial estar presente na Lei de Diretrizes e Bases como um dos eixos da Educação Básica, ela não ganha destaque nos demais documentos normativos e curriculares.
Palavras-chave: Convivialidade; Currículo de Arte; Ensino Médio
Abstract
This article assumes the need to think of conviviality as a curricular operator for Art Education in High School. The term conviviality is inserted in the field of humanities, dissociating it from its utilitarian-capitalist conception. It is based on the propositions of Dubatti (2014), Ruffini (2004) and Bourriaud (2009) to think of an ecological dimension of knowledge and practices in Art. This dimension of knowledge is configured from possibilities of artistic coexistence in extended time. Cooperation and conflict are assumed purposefully as two dimension of conviviality. It is concluded that, although the convivial dimension is present in the Law of Guidelines and Bases as one of the axes of Basic Education, it is not highlighted in other normative and curricular documents.
Keywords: Conviviality; Art Curriculum; High School.
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