Reformas educacionais e gerencialismo: repercussões na educação pública

Reformas educativas y gerencialismo: repercusiones en la educación pública

Authors

Keywords:

Reformas; Gerencialismo; Privatização; Política educacional.

Abstract

O texto tem como objetivo analisar as relações entre o papel do Estado e as reformas educacionais no contexto do avanço neoliberal e neoconservador brasileiro, sob o enfoque do gerencialismo educacional, o qual busca redefinir o sentido público da educação. Busca-se compreender como o Estado passa a ser facilitador de negócios que promovem o gerencialismo e a criação de espaços públicos não estatais, o que causa a regressão de políticas sociais e o avanço de medidas ligadas ao mercado na educação. Elenca-se, como eixos de análise que emergem da pesquisa em andamento, a privatização, a plataformização e o empreendedorismo na educação básica. A partir de uma abordagem qualitativa, os procedimentos adotados para a produção dos dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e o mapeamento de instituições privadas que têm incidido na educação pública no atual contexto histórico, político e social e que interferem nos currículos nacionais e das instituições públicas.

Palavras-chave: Reformas; Gerencialismo; Privatização; Política educacional.

 

 

Resumen

El texto tiene como objetivo analizar las relaciones entre el papel del Estado y las reformas educativas en el contexto de los avances neoliberales y neoconservadores brasileños, desde la perspectiva del gerencialismo educativo, que busca redefinir el significado público de la educación. El objetivo es comprender cómo el Estado se convierte en un facilitador de negocios que promueven el gerencialismo y la creación de espacios públicos no estatales, lo que provoca el retroceso de las políticas sociales y el avance de medidas de mercado en la educación. La privatización, la plataformización y el emprendimiento en la educación básica se enumeran como ejes de análisis que surgen de las investigaciones en curso. Utilizando un enfoque cualitativo, los procedimientos adoptados para la producción de los datos fueron la investigación bibliográfica y documental y el mapeo de instituciones privadas que han influido en la educación pública en el contexto histórico, político y social actual y que interfieren en los currículos nacionales y de las instituciones públicas.

Palabras clave: Reformas; Gerencialismo; Privatización; Política educativa.

 

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Author Biography

Maria Raquel Caetano, IFSUL-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense

Doutora em Educação. Pesquisadora vinculado ao Grupo de Pesquisas Relações entre o Público e Privado na Educação (UFRGS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica, IFSul/RS. Atua no campus Sapucaia do Sul/RS.

E-mail: caetanoraquel2013@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6973-908X

 

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Published

29/07/2025

How to Cite

CAETANO, M. R. Reformas educacionais e gerencialismo: repercussões na educação pública: Reformas educativas y gerencialismo: repercusiones en la educación pública . Revista Cocar, [S. l.], n. 37, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10592. Acesso em: 8 dec. 2025.