Implicações para a prática do professor de Biologia ao lecionar em diferentes locais de trabalho

Implications for a biology teacher when teaching in different work contexts

Autores

Resumo

Pertencentes a uma categoria social, os professores são influenciados pelo contexto no qual estão inseridos, alterando comportamentos, atitudes e procedimentos em função disso. Essa pesquisa analisou as influências externas recebidas por uma professora de Biologia inserida em dois contextos de trabalho distintos, uma escola cívico-militar e uma escola de ensino regular. A pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva. Os dados analisados pela análise textual discursiva (ATD) foram constituídos por observações das aulas e por uma entrevista semiestruturada. Como resultados, o tipo de gestão escolar influenciou as ações da professora. Na escola cívico- militar, a autonomia docente é limitada, principalmente quando temas controversos e sensíveis da Biologia são abordados. Ademais, a disciplina mencionada como um diferencial dessas escolas cria um ambiente de revolta entre os alunos.

Palavras-chave: Formação continuada, Ensino de Biologia, Autonomia docente.

Abstract

Belonging to a social category, teachers are influenced by the context in which they work, changing their behavior, attitude and procedure accordingly. This research analyzed the external influences received by a biology teacher in two different work contexts: a civic-military school and a regular education school. The research is qualitative and descriptive. The data analyzed by discursive textual analysis (DTA) consisted of teacher’s classes observations and a semi-structured interview. The results showed that the type of school management influenced the teacher's actions. In the civic-military school, teacher autonomy is limited, especially when it comes to controversial and sensitive biology topics. In addition, the control of discipline mentioned as a differential of these schools creates an atmosphere of revolt among the students.

Keywords: Continuing education, Teaching Biology, Teaching autonomy.

 

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Bardeli Dias, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, meu histórico profissional é voltado ao interesse pela ciência e educação, participei de estágios e eventos na área, o que pode enriquecer meu compromisso com a divulgação científica e o ensino.

Hederson Aparecido de Almeida, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru. Mestre em Educação para a ciência e a matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Licenciado em Ciências Biológicas pela UEM. Professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí, atuando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

DIAS, M. E. B.; ALMEIDA, H. A. de. Implicações para a prática do professor de Biologia ao lecionar em diferentes locais de trabalho: Implications for a biology teacher when teaching in different work contexts. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9935. Acesso em: 16 dez. 2025.