Perspectivas, tendências e desafios decoloniais na educação matemática: uma análise bibliométrica em base de dados

Decolonial perspectives, trends and challenges in mathematics education: a bibliometric database analysis

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Decolonialidade, Bibliometria

Resumo

O artigo apresenta uma análise bibliométrica com o objetivo de conhecer e refletir sobre o atual cenário da produção científica no campo da educação matemática sob a perspectiva decolonial. Para isso, elegemos as bases de dados da CAPES: Scopus e Web of Science para a busca dos trabalhos, que foram tratados e analisados por meio da linguagem de programação R, utilizando o RStudio e o Bibliometrix. Para o tratamento e análise dos dados do corpus da pesquisa (n=64), utilizamos todos os indicadores bibliométricos disponíveis nas bases, com especial enfoque na evolução temporal, países, autores, instituições, tipos de documentos e palavras-chave. Os resultados evidenciaram que a perspectiva decolonial no campo da educação matemática avançou, no entanto, ainda tem um longo caminho pela frente, já que os saberes matemáticos baseados no eurocentrismo ainda fazem parte das rotinas educativas no mundo todo, inclusive no Brasil.

Palavras-chave: Educação matemática; Decolonialidade; Matemática africana; Bibliometria.

Abstract

The article presents a bibliometric analysis with the aim of understanding and reflecting on the current scenario of scientific production in the field of mathematics education from a decolonial perspective. To do this, we chose the CAPES databases: Scopus and Web of Science to search for works, which were processed and analyzed using the R programming language, using RStudio and Bibliometrix. To process and analyze data from the research corpus (n=64), we used all bibliometric indicators available in the databases, with special focus on temporal evolution, countries, authors, institutions, types of documents and keywords. The results showed that the decolonial perspective in the field of mathematical education has advanced, however, it still has a long way to go, since mathematical knowledge based on Eurocentrism is still part of educational routines around the world, including in Brazil.

Keywords: Mathematics education; Decoloniality; African mathematics; Bibliometrics.

 

 

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Biografia do Autor

Adão José Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação (UFSCAR), Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFMA-2021). Licenciado em matemática (IFPI-2013). Especialista em Gestão Pública (2016-UFMA). Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem, com ênfase em matemática. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do IFPI.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4576-8681   E-mail: adao.martins@estudante.ufscar.br

Maria do Carmo de Sousa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME/CECH). Licenciada em Matemática pela UNISO (1989). Especialista em Matemática pela UNICAMP (1993). Mestre em Educação pela UNICAMP (1999) e Doutora em Educação pela UNICAMP (2004), área de concentração em Educação Matemática. Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da USP- FEUSP (2016). Líder do Grupo de Pesquisa Formação Compartilhada de Professores Escola e Universidade (GPEFCom-UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPE-FEUSP). Integrante do NEAB/UFSCar. Chefe do DME/UFSCar. Atua na gestão do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSCar (NEAB/UFSCar) e na chefia do DME/UFSCar. É bolsista produtividade em pesquisa 2 do CNPq.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4576-8681   E-mail: mdcsousa@ufscar.br

 

 

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Publicado

27/12/2024
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Como Citar

MARTINS, A. J.; DE SOUSA, M. do C. Perspectivas, tendências e desafios decoloniais na educação matemática: uma análise bibliométrica em base de dados: Decolonial perspectives, trends and challenges in mathematics education: a bibliometric database analysis. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9818. Acesso em: 21 jan. 2025.