Perspectivas, tendências e desafios decoloniais na educação matemática: uma análise bibliométrica em base de dados
Decolonial perspectives, trends and challenges in mathematics education: a bibliometric database analysis
Palavras-chave:
Educação Matemática, Etnomatemática, Decolonialidade, BibliometriaResumo
O artigo apresenta uma análise bibliométrica com o objetivo de conhecer e refletir sobre o atual cenário da produção científica no campo da educação matemática sob a perspectiva decolonial. Para isso, elegemos as bases de dados da CAPES: Scopus e Web of Science para a busca dos trabalhos, que foram tratados e analisados por meio da linguagem de programação R, utilizando o RStudio e o Bibliometrix. Para o tratamento e análise dos dados do corpus da pesquisa (n=64), utilizamos todos os indicadores bibliométricos disponíveis nas bases, com especial enfoque na evolução temporal, países, autores, instituições, tipos de documentos e palavras-chave. Os resultados evidenciaram que a perspectiva decolonial no campo da educação matemática avançou, no entanto, ainda tem um longo caminho pela frente, já que os saberes matemáticos baseados no eurocentrismo ainda fazem parte das rotinas educativas no mundo todo, inclusive no Brasil.
Palavras-chave: Educação matemática; Decolonialidade; Matemática africana; Bibliometria.
Abstract
The article presents a bibliometric analysis with the aim of understanding and reflecting on the current scenario of scientific production in the field of mathematics education from a decolonial perspective. To do this, we chose the CAPES databases: Scopus and Web of Science to search for works, which were processed and analyzed using the R programming language, using RStudio and Bibliometrix. To process and analyze data from the research corpus (n=64), we used all bibliometric indicators available in the databases, with special focus on temporal evolution, countries, authors, institutions, types of documents and keywords. The results showed that the decolonial perspective in the field of mathematical education has advanced, however, it still has a long way to go, since mathematical knowledge based on Eurocentrism is still part of educational routines around the world, including in Brazil.
Keywords: Mathematics education; Decoloniality; African mathematics; Bibliometrics.
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