Trabalho, processos formativos e produção de saberes: espaços pedagógicos não escolares em territorialidades de Maracanã/PA
Work, formative processes and knowledge production: non-school pedagogical spaces in Maracanã/PA territorialities
Palavras-chave:
Processos formativos; Práticas culturais de trabalho; Comunidades do campo.Resumo
O texto analisa as experiências de trabalho que mulheres e homens desenvolvem cotidianamente na relação cultural com a natureza, para além da produção da existência e dos processos formativos e de aprendizagem que decorrem dessas experiências. Está referenciado em uma pesquisa de abordagem qualitativa com uma comunidade tradicional do município de Marapanim, região do Salgado, na Amazônia paraense, a partir de entrevistas e de observação participante, resultando no mapeamento dos saberes que indicam o protagonismo desses sujeitos históricos, que, no exercício dessas experiências, têm materializado movimentos pedagógicos que contribuem, por meio de diferentes estratégias educativas, para a produção de outras pedagogias que reforçam o projeto de que a educação do campo se constituiu a partir das demandas sociais locais, associada aos modos de vida de seus moradores. Portanto, constituem-se na resistência ao projeto hegemônico de sociedade e de educação, lutando pela permanência em seus territórios.
Palavras-chave: Processos formativos; Práticas culturais de trabalho; Comunidades do campo.
Abstract
The text analyzes the work experiences that women and men develop daily in their cultural relationship with nature, beyond the existence production and the formative and learning processes derived from these experiences. It is based on qualitative research in a traditional community in Marapanim, Salgado region, in the Pará Amazon. From interviews and participant observation, it was possible to map the knowledge that reveals the protagonismof theses historical characters, who have materialized pedagogical movements that contribute, through these experiences and various educational strategies, to the production of other pedagogies. They reinforce the project that rural education was based on local social demands and the ways of life of its inhabitants. Therefore, these pedagogies consist in the resistance to the fighting for their permanence in their territories.
Keywords: Formative processes; Culture work practices; Rural communities.
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