Ensino médio nos territórios rurais da Amazônia: Entre insuficiências, precarizações e resistências

Secondary education in rural territories of the Amazon: Between insufficiencies, precariousness and resistance

Autores

Palavras-chave:

Ensino médio, Direito à educação, Amazônia, Movimento Social

Resumo

O artigo reflete sobre as condições de oferta do ensino médio às populações dos territórios rurais da Amazônia. Partindo do pressuposto de que a educação escolar é um direito social básico fundante da cidadania, o texto analisa indicadores educacionais que jogam luz sobre os desafios impostos aos formuladores de políticas públicas a esta etapa de escolarização e aos movimentos sociais que lutam por uma educação que atenda os interesses dos sujeitos do campo. Os dados analisados foram extraídos, em grande parte, do Censo Escolar de 2022. Conclui-se que aos jovens do campo que vivem na região a escola média é ofertada em escassa quantidade, por vezes a distância e, em muitos casos, desvinculada do contexto socioeconômico dos estudantes, o que demonstra que a luta travada há 25 anos pelo movimento da educação do campo no Brasil precisa continuar e ser fortalecida na Amazônia.

Palavras-chave: Ensino médio; Direito à educação; Amazônia.

 

Abstract

The article reflects on the conditions of providing secondary education to populations in rural territories in the Amazon. Based on the assumption that school education is a basic social right that underpins citizenship. The text analyzes educational indicators that show the challenges imposed on public policy makers at this stage of schooling and on social movements that demand education that meets the interests of rural subjects. The data analyzed were mostly extracted from the 2022 School Census. It is concluded that secondary school is rarely offered to young people from the countryside, who live in the region, sometimes at a distance and, in many cases, disconnected from the socioeconomic context of the students, which demonstrates that the demands that have been made for 25 years by the movement rural education in Brazil needs to continue and be strengthened in the Amazon.

Keywords: High school; Right to education; Amazon.

 

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Biografia do Autor

Renilton Cruz, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal. Docente da Faculdade de Pedagogia do Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará. Lider do grupo de Grupo de Estudos em Trabalho e Educação do campo na Amazônia – GETECAM. Integrante do Fórum Paraense de Educação do Campo – FPEC.

Email: renilton@ufpa.br.  Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-8922-8612.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7656601356595473.  

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22/12/2024
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Como Citar

CRUZ, R. Ensino médio nos territórios rurais da Amazônia: Entre insuficiências, precarizações e resistências: Secondary education in rural territories of the Amazon: Between insufficiencies, precariousness and resistance. Revista Cocar, [S. l.], n. 33, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9790. Acesso em: 25 dez. 2024.