Da Educação Rural à Educação do Campo: Caminhos percorridos pelas escolas no meio rural do Distrito Federal

Educação do Campo – trajetória de lutas e conquistas

Autores

Palavras-chave:

Escolas Públicas; Escolas do Campo; Formação continuada de Educadores (as).

Resumo

Os fundamentos teóricos e práticos da Educação do Campo vêm orientando as escolas no meio rural para transformação dos seus processos educativos no sentido de contrapor as propostas hegemônicas de ensino, a chamada Educação Rural. Este artigo tem como objetivo evidenciar desafios enfrentados pelas escolas no meio rural do Distrito Federal, usando como referência os resultados de pesquisa de mestrado realizada pelo Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (MADER/UnB) em três escolas no meio rural do Distrito Federal. A pesquisa foi desenvolvida no período de 2017 a 2018 tendo como instrumento de coleta dos dados observações da dinâmica das escolas e entrevistas em grupo com gestores e educadores(as). O estudo permitiu identificar a presença desses desafios, bem como trazer reflexões que orientam a formação continuada de educadores (as) que atuam ou venham a atuar com a Educação do Campo no Distrito Federal.

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Biografia do Autor

Cleide Maria Souza, Secretaria de Educação de Estado do Distrito Federal

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Distrito Federal, formadora na Unidade Escola de formação continuada dos Profissionais da Educação com os temas: Agroecologia, Educação do Campo e Escolas do Campo. Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília. Doutorado em Educação pela FE/UnB.  E-mail. cleide.educa.fsa@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1658-2901

Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril, Universidade de Brasília

Professor Associado IV da Universidade de Brasília, com Doutorado em Ecologia pela

Universidade de Brasília e pós-doutorado em Políticas do Ensino Superior pela Universidade de Aveiro. Trabalha com formação de educadores desde 1996 nas áreas de biologia, ciências

naturais, educação ambiental e educação do campo. E-mail: bizerril@unb.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2993-155X.

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Publicado

22/12/2024
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Como Citar

SOUZA, C. . M.; BIZERRIL, M. X. A. Da Educação Rural à Educação do Campo: Caminhos percorridos pelas escolas no meio rural do Distrito Federal: Educação do Campo – trajetória de lutas e conquistas. Revista Cocar, [S. l.], n. 33, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9768. Acesso em: 25 dez. 2024.